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18/10/2022 09:30 - INSTITUCIONAL

Política de Comunicação Social da Justiça Federal é reconhecida como case de sucesso em workshop

Crédito: Reprodução/FNCJINSTITUCIONAL: Política de Comunicação Social da Justiça Federal é reconhecida como case de sucesso em workshop

Promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás¿(TJGO), nos dias 13 e 14 de outubro, em Goiânia (GO) ocorreu o II¿Workshop Cases de Comunicação do Sistema de Justiça. Como um dos destaques do evento, estava a Política de Comunicação Social do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus, documento elaborado de forma colaborativa pelas unidades de comunicação do Conselho de Justiça Federal (CJF) e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).

Instituída pela¿Resolução CJF n. 760, a Política de Comunicação, com seu anexo, o Manual de Comunicação, tem por objetivo reunir de forma detalhada o planejamento de ações de comunicação, boas práticas, valores e princípios constitucionais e, ainda, uniformizar a identidade institucional da Justiça Federal.

Ana Cristina Rosa, assessora-chefe da Ascom/CJF apresentou o projeto no Workshop e afirmou que a iniciativa é de grande relevância para a Justiça Federal como um todo e ressaltou que o trabalho foi coletivo - desde o desenvolvimento da ideia, até o resultado.

De acordo com Ivani Morais, assessora de Comunicação do TRF 1ª Região (TRF1), a Política e o Manual de Comunicação são resultado de ações e iniciativas promovidas pelo CJF e pelos TRFs ao longo dos anos e consiste “no respaldo institucional que todo órgão necessita para construir e fortalecer sua imagem perante o público interno, outras instituições e a sociedade”.

André Camodego, assessor de Comunicação do TRF2, afirmou que o Manual foi pensando para que não ficasse engessado, permitindo a inclusão de procedimentos e ideias diversas, em conformidade com a necessidade de cada unidade.

De acordo com Caio Costa, assessor de Comunicação do TRF3, o documento é extremamente importante porque respeita a autonomia e diferenças de cada Tribunal e, ao mesmo tempo, estabelece diretrizes básicas para o trabalho.

Já para Patrícia Piccon, assessora de Comunicação do TRF4, a existência de uma Política de Comunicação torna mais claras as diretrizes da área e “permite que nós possamos trabalhar de forma segura e consistente, promovendo a imagem da instituição e o diálogo com a sociedade, fazendo ante a informações distorcidas ou não verdadeiras que possam vir a circular”, declarou.

Segundo Isabelle Câmara, assessora de Comunicação do TRF5, o projeto é muito especial: “nosso grande desejo é que ele seja incorporado aos modelos de governança de gestão da Justiça Federal”, afirmou.

À frente da Assessoria de Comunicação do novo Regional, o TRF6, Christianne¿Callado considera que a Política contempla a visão de todas as assessorias dos TRFs e, com isso, é possível desenvolver uma comunicação mais institucional e impessoal, alinhada às necessidades do Judiciário.

O encontro trouxe a divulgação do projeto desenvolvido pelo CJF e pelos TRFs para que seja referência na construção de outros semelhantes em conselhos e órgãos do sistema de Justiça de todo o Brasil.

TS, com informações do CJF.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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