Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/10/2022 09:30 - INSTITUCIONAL

Encerrada capacitação sobre o ALEI do TRF1: caminhos abertos para aprimoramento do sistema a partir do uso pelos gabinetes

INSTITUCIONAL: Encerrada capacitação sobre o ALEI do TRF1: caminhos abertos para aprimoramento do sistema a partir do uso pelos gabinetes

Um dia para analisar o funcionamento do Sistema Análise Inteligente (ALEI) com base no dia a dia dos servidores dos gabinetes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), tirando dúvidas ao vivo e apresentando sugestões de melhorias práticas: assim foi encerrado o ciclo de capacitações no ALEI, promovido pela Assessoria de Projetos de Suporte e Fomento a Atividade Judicial (Asfaj) desde o dia 10 de outubro até a última sexta-feira, dia 14.

Afrânio Luis Alves, lotado no gabinete do desembargador federal Hercules Fajoses, e presente desde o princípio do desenvolvimento do projeto, foi um dos responsáveis pelas explanações no dia. Na condição de servidor que atua diretamente com o trabalho que envolve as potencialidades do ALEI, ele apresentou o sistema de acordo com o ponto de vista do usuário final, e demonstrou como pode atuar com o assistente de minutas passo a passo.

A expectativa agora é que o sistema seja utilizado e refinado a partir da percepção dos servidores. “Essa ferramenta é muito boa, tem um potencial muito grande. Essa ferramenta, bem construída, bem acabada, pode suprir deficiências que o Judiciário tem”, afirmou o servidor. “Agora ela está ainda em construção. Acredito que estamos inaugurando a parte em que entram os gabinetes para poder aprimorá-la com o conhecimento técnico principalmente alimentando o Gestor de Objetos de Recurso (GOR)”, acrescentou ainda Afrânio. O Módulo GOR foi aprofundado no terceiro encontro da capacitação.

Apesar dos desafios, as expectativas com relação ao ALEI são altas e positivas. “O ALEI foi desenvolvido para o Tribunal e agora precisa ter a cara do Tribunal. E isso quem vai decidir são os que trabalham nos gabinetes” lembrou o servidor da Asfaj Sérgio Faria Lemos.

Ao encerrar as atividades de capacitação, o coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes da 1ª Região (Nugep), juiz federal Roberto Veloso, também reforçou: “Queremos que haja muitos frutos desse evento. Os frutos são justamente o que o ALEI pode proporcionar ao contribuir na triagem, por exemplo. O aprimoramento depende de vocês, dentro dos gabinetes, que são o principal ‘cliente’ do ALEI”. E contamos com uma equipe fundamental para saber se está sendo de fato útil para todos nós”.

Um canal na plataforma Teams será disponibilizado às equipes de aprimoramento e também aos servidores do gabinete, justamente para servir de meio para concentrar todas as informações, discussões, melhorias e necessidades relacionadas ao Sistema de Análise Inteligente.

Resultados promissores - Durante o encontro de encerramento da capacitação, um dos membros da equipe da Universidade de Brasília (UnB), professor Fabrício Braz, destacou a importância do projeto realizado em parceria com o TRF1, não apenas em relação às possibilidades geradas pelo sistema como pela própria ação conjunta em si. “É motivo de muita alegria sermos agentes na execução desse projeto de pesquisa e desenvolvimento, de execução descentralizada envolvendo o Tribunal. Esse projeto alcançou resultados muito promissores com uma solução ao final muito próxima de um produto mesmo, de algo que seja utilizável pelo Tribunal - e nesses dias estamos mostrando como pode ser usado hoje e melhorado no futuro -”, destacou.

O professor da UnB ressaltou ainda que o projeto executado por pesquisadores dedicados ao longo dos últimos 30 meses teve o benefício de poder contar com alunos de graduação e pós-graduação. “Percebemos só ganhos: temos a oportunidade de desafiar alunos e pesquisadores a algo que de fato venha a trazer um resultado concreto para a sociedade, com a expectativa de promover uma melhora na produtividade dos gabinetes. É motivo de muita celebração, estamos muito realizados de participar desse projeto e visualizar os resultados”, afirmou.

Fabrício Braz agradeceu ainda ao Tribunal por ter acreditado nesse trabalho de pesquisa e desenvolvimento, que financiou diversos alunos, alguns deles em situação precária - e para os quais, ao longo desse ano de pandemia, o projeto ALEI foi de suma importância. “Teve esse ganho social direto que o ALEI trouxe para a sociedade. São muitos resultados diretos e indiretos e isso nos deixa muito felizes de podermos ser esses agentes de transformação”, afirmou.

O professor reforçou ainda o desejo de que o ALEI tenha vida longa no Tribunal. “Que seja evoluído e contemple as necessidades individuais de cada gabinete, cada desembargador, para que cada gabinete possa entregar seu esforço, seu tempo para matérias que envolvam uma discussão mais aprofundada. Que o ALEI possa ser esse suporte para vocês. Agradeço em nome de toda equipe do AILab/UnB”, concluiu.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações