Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/09/2022 08:35 - INSTITUCIONAL

Papel de advogados na solução consensual de conflitos é o foco da Semana Nacional da Conciliação 2022

Crédito: Reprodução/InternetINSTITUCIONAL: Papel de advogados na solução consensual de conflitos é o foco da Semana Nacional da Conciliação 2022

A 17ª edição da Semana Nacional da Conciliação, prevista para ocorrer de 7 a 11 de novembro de 2022, terá como tema “Menos conflitos, mais recomeços”, na intenção de enfatizar a importância da conscientização e da motivação de advogados como agentes fundamentais para o fortalecimento dos métodos de tratamento adequado dos conflitos.

Promovida desde 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa envolve os tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais, que se empenham na busca de soluções consensuais para conflitos que chegam ao Judiciário, bem como partes e advogados que atuam nos processos.

Os autos que participam da Semana Nacional de Conciliação são selecionados pelos próprios tribunais, mas os cidadãos e as instituições que desejarem incluir processos na Semana também podem solicitar, com antecedência, ao tribunal onde o auto tramita.

Resultados na JF1 - Em 2021, de acordo com o Relatório Justiça em Números, a Justiça Federal da 1ª Região obteve o melhor resultado entre os cinco Tribunais Regionais Federais no Índice Conciliação. Considerando o 1º e 2º Graus, a 1ª Região solucionou 17% de seus casos por meio de acordo, enquanto a média dos TRFs foi de 9,3%.

Os Juizados Especiais Federais da 1ª Região (JEF) também tiveram destaque no Relatório como os que mais promoveram acordos entre os JEFs da Justiça Federal. A 1ª Região alcançou o percentual de 23,8% de conciliações na fase de conhecimento, enquanto a média dos TRFs foi de 16%.

LS, com informações do CNJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações