Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/09/2022 16:32 - INSTITUCIONAL

Desembargador do TRF1 participa de Congresso Internacional no México

INSTITUCIONAL: Desembargador do TRF1 participa de Congresso Internacional no México

A Faculdade de Direito da Universidade de Anáhuac, no México, sedia até o dia de hoje, 8 de setembro, o Congresso Internacional “Derecho al Futuro: Formas de dominio del mundo y horizontes del derecho”, evento em homenagem ao filósofo e jurista italiano Raffaele De Giorgi. O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Ney Bello, foi um dos conferencistas convidados, juntamente com o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Celso Campilongo, entre outros palestrantes brasileiros.

O evento, que teve início no dia 6 de setembro e reuniu 50 conferencistas de diversas partes do mundo (Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Itália, México, Espanha, Estados Unidos e Peru), abordou os horizontes do Direito e as possibilidades de agir, comunicar e estar presente no mundo.

El derecho del presente como anomalía de la vieja Europa - Em sua conferência no painel "El derecho del presente como anomalía de la vieja Europa", o magistrado e professor Ney Bello abordou a ideia do Judiciário como metáfora da vida política ocidental, e a recente "assemblare" da metafísica religiosa com a política e o avanço das posições antidemocráticas e fascistas no mundo ocidental, em que fez um paralelo com a literatura, especialmente, com Gabriel Garcia Márquez na sua obra Cem Anos de Solidão.

Nesse contexto, o conferencista e desembargador federal do Tribunal concluiu que a mimetização de institutos e de mazelas de um mundo dividido pela sociedade latino-americana prejudica o futuro do continente e contribui para a redução da perspectiva de estabilização da modernidade, o que permite o flerte com a barbárie e com a negação do conhecimento.

Ney Bello é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco; doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pesquisa realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal e na Università del Salento, na Itália; pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); professor da UnB, Universidade de Brasília (UnB).

O desembargador federal do TRF1 foi um dos orientandos brasileiros do filósofo e jurista homenageado no Congresso, Raffaele De Giorgi.

RF

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações