Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

31/08/2022 08:30 - INSTITUCIONAL

Polícia Judicial da 1ª Região inicia programa de reciclagem anual

INSTITUCIONAL: Polícia Judicial da 1ª Região inicia programa de reciclagem anual

Duas das seis turmas de agentes da polícia judicial da 1ª Região concluíram, no último dia 26 de agosto, o 1º ciclo de estudos do Programa de Reciclagem Anual de Segurança Institucional no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região. O evento desta edição buscou capacitar os participantes sobre os temas Produção do Conhecimento (Componente Curricular - Inteligência) e Planejamento de Segurança de Autoridades (Componente Curricular - Segurança de Autoridades).

O próximo ciclo será realizado no período de 12 a 23 de setembro, e o último no período de 17 a 31 de outubro de 2022, contemplando as outras turmas. O Programa foi aberto oficialmente no último dia 15 de agosto pelo Coordenador de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal, Clecio Martinelli França. Em mensagem transmitida via Teams, o coordenador deu boas-vindas aos participantes e estimulou os policiais judiciais da 1ª Região a aderirem com voluntariedade e entusiasmo à profissionalização da carreira que avança gradativa e aceleradamente frente aos novos cenários.

As aulas foram ministradas pelos instrutores Agnaldo Dias de Souza e Epifânio Passos de Albuquerque, ambos especialistas nos temas e vinculados à instrutoria interna da Instituição. Segundo o instrutor Agnaldo Dias, a seleção do tema Produção do Conhecimento oportuniza aos agentes uma preparação uniforme e antecipada do conhecimento básico necessário à implementação e ingresso daqueles policiais judiciais que irão integrar o Sistema de Inteligência de Segurança Institucional da Justiça Federal da 1ª Região (SISJUF1). A ideia foi abordar o tema da capacitação sob a perspectiva da recém-instituída Doutrina de Inteligência de Segurança Institucional do Poder Judiciário (DISIPJ), anunciada por meio da Resolução CNJ 447/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Já o instrutor Epifânio Passos de Albuquerque, que tratou do tema Planejamento de Segurança de autoridades, ressaltou que as temáticas previstas se complementam. Isso porque necessariamente um bom planejamento de segurança de autoridades deverá ser confeccionado a partir do uso de inteligência estratégica e de um gerenciamento de risco, dinâmicas muito afetas a produção de conhecimento útil e oportuno, concernentes à Inteligência de Segurança Institucional, favorecendo a defesa eficiente, eficaz e efetiva dos ativos do Poder Judiciário, especialmente das unidades que compõe o TRF1.

Para o agente da Polícia Judicial Geraldo Magela Rocha, representando a Seção Judiciária do Amapá (SJAP), a participação interativa em mais uma edição do curso de reciclagem da GAS possibilita não apenas o aprendizado coletivo, mas o intercâmbio de experiências compartilhadas por todos os colegas vinculados à Justiça Federal da 1ª Região, “fatores que certamente, fortalecerão sobremaneira a segurança institucional do Poder Judiciário”.

Programa Anual de Reciclagem da Polícia Judicial - Prevista nos termos da Resolução CJF 704/2021, a capacitação visa, dentre outras finalidades, o atendimento às disposições contidas na Lei 11.416/2006, bem como o alinhamento às diretrizes da Política de Segurança Institucional da Justiça Federal, nos termos da Resolução CJF 502/2018.

Desde que instituída a Policia Judicial do Poder Judiciário (Resolução CNJ 344/2020), o Tribunal, por ação conjunta da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (COISI) com o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (CEDAP), vem intensificando com prioridade a seleção de temas extraídos dos Componentes Curriculares previstos na Resolução CJF 704/2021, quanto igualmente das novas atribuições previstas na Resolução CNJ 344/2020.

O Programa de Reciclagem edição 2022 se estenderá até 31 de outubro deste ano e contempla a participação de policiais judiciais TRF1 e de todas as seccionais vinculadas à 1ª Região. Cada uma das turmas cumprirá o total de 30 horas/aulas, distribuídas em 15 horas/aulas para cada um dos respectivos temas selecionados.

AD/AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações