Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/08/2022 09:15 - INSTITUCIONAL

Empossada nova Presidência do STJ e do CJF para o biênio 2022-2024

INSTITUCIONAL: Empossada nova Presidência do STJ e do CJF para o biênio 2022-2024

A ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes assumiram, durante cerimônia realizada na tarde dessa quinta-feira, dia 25 de agosto, os cargos de presidente e de vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF) para o biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente.

A solenidade de posse, que aconteceu na sede da STJ, em Brasília/DF, foi bastante prestigiada e contou com a participação de representantes das três esferas do Poder, nos níveis federal, estadual e distrital, dentre os quais o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) participaram da cerimônia o presidente da Corte, desembargador federal José Amilcar Machado, o corregedor regional da Justiça federal da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes, e os desembargadores federais Olindo Menezes, Cândido Ribeiro, Maria do Carmo Cardoso, Ney Bello, Marcos Augusto de Sousa, Jamil de Jesus Oliveira, Hercules Fajoses, Carlos Pires Brandão, Daniele Maranhão, César Jatahy, Rafael Paulo, Gustavo Soares e Morais da Rocha.

Maria Thereza de Assis Moura - Ministra do STJ desde 2006, a nova presidente do STJ é natural de São Paulo, onde iniciou a trajetória acadêmica e profissional. Mestre e doutora em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP) - instituição na qual também leciona -, tem especialização em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra, Instituto de Direito Penal Econômico Europeu e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Og Fernandes - Nascido em Recife, o ministro Og Fernandes ingressou no STJ em 2008. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1974, e também é bacharel em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde lecionou, na condição de professor auxiliar, a disciplina direito processual penal. Atuou como repórter, advogado, juiz de direito e desembargador.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações