Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/08/2022 08:30 - INSTITUCIONAL

Automatização e otimização dos fluxos de trabalho no Power Automate são tema de mais uma etapa concluída do Treinamento BI na JF1

INSTITUCIONAL: Automatização e otimização dos fluxos de trabalho no Power Automate são tema de mais uma etapa concluída do Treinamento BI na JF1

Criar, editar e aprimorar fluxos de trabalho no Power Automate: esse foi o foco de mais uma etapa do Treinamento BI concluída na quarta-feira, dia 17 de agosto. Nessa 3ª etapa da ação, voltada para magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários de toda 1ª Região, os participantes, por meio de demonstrações ao vivo, puderam contar com passos introdutórios, dicas e orientações diversas para utilizar mais essa ferramenta do Power Plataform.

O Power Automate funciona como um acelerador de “negócios”, podendo acelerar, inclusive em escala, tarefas feitas normalmente de forma manual, com o objetivo de aumentar a produtividade e gerar, pela automatização, menos erros, esforço e revisão. E isso tudo de maneira segura, por meio de inteligência artificial.

A 3ª Etapa foi gravada e pode ser acessada por meio do link original do evento, que ocorreu na plataforma Teams. Na oportunidade, a instrutora da Microsoft Cristiane Pachiardi navegou pelo Power Automate e apresentou a criação de fluxos a partir dos modelos disponíveis na ferramenta, bem como demonstrou ao vivo a criação do zero de um fluxo. “Uma vez que a gente entende como é que funciona um fluxo, podemos ter como ponto de partida inclusive os fluxos já criados para dar esse apoio na construção. Porque o seu fluxo vai sempre partir de uma necessidade particular, que talvez já esteja lá [em um fluxo já existente]”, apontou a instrutora.

Ao ressaltar a importância de compreender bem a parte conceitual por trás desse tipo de automatização, Cristiane Pachiardi reforçou a importância de se conhecer e entender quais são os componentes de um fluxo. “Um fluxo sempre vai começar por um evento ou um gatilho, que pode ser de forma manual ou automática, programada”, explica. Outro componente de um fluxo é um número qualquer de ações, podendo ter uma lógica condicional ou ainda podendo desencadear outros fluxos de trabalho.

A instrutora da Microsoft orienta: a ideia é começar com um fluxo pequeno, que por si só já pode trazer muita produtividade, e aos poucos ir crescendo no uso da ferramenta, praticando engenharia reversa para adicionar novos componentes e serviços. “Tenho certeza que vai trazer muitos benefícios no seu dia a dia, você vai ganhar, ter tempo para realizar outras tarefas importantes”, ressaltou. Segundo Cristiane Parchiadi, o Power pode “fazer por nós” determinadas ações para que utilizemos esse tempo de maneira estratégica em outras atividades.

Os fluxos podem ser acompanhados de forma integrada em outras ferramentas da Microsoft, como o Teams.

Treinamento - O treinamento focado nas ferramentas do Power Plataform da Microsoft, com instrutores da própria empresa, está sendo promovido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) desde julho deste ano (2022). A formação, dividida em quatro etapas, abrange o Power BI 100, o Power BI 200, o Power Automate e o Power Apps. O curso é gravado e fica disponível para acesso posterior de todos os interessados.

Duas etapas do curso já haviam sido concluídas, voltadas para o consumo de relatórios e a criação deles por meio do Power BI. Um próximo encontro acontecerá no dia 8 de setembro.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações