Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/08/2022 21:21 - INSTITUCIONAL

Membros da Corte Especial do TRF1 prestam homenagem póstuma ao ex-diretor-geral Felipe dos Santos Jacinto

Crédito: Acervo Ascom/TRF1INSTITUCIONAL: Membros da Corte Especial do TRF1 prestam homenagem póstuma ao ex-diretor-geral Felipe dos Santos JacintoFelipe dos Santos Jacinto

A homenagem foi feita durante a abertura da sessão ordinária do Colegiado realizada nesta quinta-feira, dia 4 de agosto. O servidor faleceu no início da noite do dia 3, em Brasília/DF.

O presidente do Tribunal, desembargador federal José Amilcar Machado, abriu a sessão destacando os grandes serviços prestados pelo diretor-geral à Corte. “Um servidor notável, notório, e nós temos que reconhecer todo o serviço e todo o relacionamento dele dentro do Tribunal, inclusive comigo. Eu tinha por ele especial afeição, porque eu já o conhecia quando eu era convocado aqui para o Tribunal, como juiz substituto, e ele já me tratava com a mesma deferência que ele tinha com todos os outros juízes”, afirmou Amilcar Machado. O Tribunal decretou luto oficial de três dias em toda a Justiça Federal da 1ª Região. (Portaria n. 553, de 04.08.22).

Em seguida, a corregedora da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, aderiu à manifestação do presidente classificando Felipe Jacinto também como um "servidor notável".

Na mesma linha, o desembargador federal Carlos Moreira Alves ressaltou que a homenagem prestada pelos membros da Corte Especial é muito justa e oportuna. “É uma pequena parte daquilo que a Justiça Federal deve ao doutor Felipe. Foi um grande diretor-geral, foi um grande funcionário, e nós que o conhecemos, trabalhamos com ele, sabemos o quão verdadeiras são essas palavras”, afirmou.

Em suas considerações, a desembargadora federal Daniele Maranhão lembrou a importância que Felipe Jacinto teve em sua vida. “Eu o conheci, ele era pai de um colega meu de Marista ainda, e eu já vivenciava, já tinha algum tipo de contato com ele. O doutor Felipe me deu posse como servidora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região no dia 4 de março de 1989. Ele era diretor administrativo e, em seguida, depois que o Dr. Jair Ferreira da Cunha deixou de ser diretor-geral, ele então me deu posse como juíza federal, quer dizer, acompanhou, fez o assessoramento da ata, então é uma referência muito importante”, registrou.

A vice-presidente do TRF1, desembargadora federal Ângela Catão, falou da época em que foi diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais. Segundo ela, foi um período privilegiado em que teve total apoio do então diretor-geral para desenvolvimento das ações da Seccional.

Encerrando as manifestações, o desembargador federal Carlos Pires Brandão falou do carinho e da preocupação que Felipe Jacinto tinha com o bem-estar de magistrados e servidores, “...fica essa nossa saudade expressa na forma de homenagem”.

Diante das declarações, o presidente José Amilcar Machado determinou que constasse na ata da sessão as manifestações da Corte Especial Administrativa e que fosse oficiada à família enlutada, apresentando a solidariedade e a homenagem dos membros do Colegiado.

Trajetória - Felipe dos Santos Jacinto integrou o corpo funcional do TRF 1ª Região desde sua instalação em 30 de março de 1989. Entre suas principais iniciativas, o então diretor da Secretaria de Administração, Felipe Jacinto, na época também respondendo pela Secretaria de Recursos Humanos, submeteu ao presidente do TRF1 a minuta de Resolução que instituiria o Programa de Assistência aos Servidores do TRF 1ª Região, sob a sigla Pro-Social, cujo regulamento geral foi aprovado, por unanimidade, pelo Plenário da Corte.

Em 20 de abril de 1990, foi nomeado para a Diretoria-Geral da Secretaria pelo primeiro presidente do TRF1, o então juiz federal Alberto José Tavares Vieira da Silva, cargo que o doutor Felipe exerceu por 18 anos nos períodos de 1990 a 2000, 2002 a 2008 e 2010 a 2012.

Felipe Jacinto dos Santos foi também o primeiro servidor a receber a Medalha do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria, honraria oferecida pelo TRF1 destinada a homenagear personalidades de reconhecida capacidade científica, cultural ou profissional bem como servidores da Justiça Federal. A medalha foi entregue pelo então presidente do Tribunal, desembargador federal Anselmo Santiago, em 18 de janeiro de 1991.

Mensagens - Vários servidores do Tribunal enviaram manifestações por meio das redes sociais da Assessoria de Comunicação ressaltando o legado do ex-diretor-geral para a Justiça Federal da 1ª Região. Resumidamente, a Ascom selecionou algumas dessas mensagens que traduzem o que Felipe Jacinto representou para o corpo funcional.

"Lamento muito. Foi um excelente profissional e um ser humano especial. Fez muito pelo TRF1. Foi um privilégio ter compartilhado o convívio com ele por todos esses anos. Que Deus o acolha e console a família", destacou o servidor aposentado Paulo Cardoso em sua mensagem.

A servidora Wânia Marítiça Vieira, que trabalhou durantes vários anos diretamente com Felipe Jacinto, destacou: "Um ser humano ímpar, íntegro, justo, bondoso, um líder inigualável. Que seja recebido no Reino de Deus com muito amor e misericórdia. Vá em paz, chefe e mentor querido."

Também Lucia Beatriz, servidora aposentada, enviou sua mensagem de reconhecimento. "Uma grande perda. Dr. Felipe foi um incrível empreendedor e negociador, um líder capaz de sonhar coisas grandiosas e de realizá-las, capaz de nos inspirar, estando sempre ao nosso lado com a sua visão apurada do mundo. Adorei trabalhar com ele tantos anos. Nosso Pro-Social é um dos grandes legados que ele deixou. Que Deus o receba amorosamente e ampare sua família".

Já Neuza Ortiz, servidora aposentada, lembrou do dia em que Felipe Jacinto se despediu do Tribunal em 2012, quando deixou a Diretoria-Geral, e a equipe da então Secad prestou-lhe uma homenagem. "Entregamos a ele uma placa com uma frase do apóstolo Paulo, que, para nós todos, simboliza sua trajetória no Tribunal: 'Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé'".

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações