Conhecer a demanda dos servidores para aprender, na prática, quais melhorias e pontos de atenção podem fazer parte do Sistema de Requisição de Pagamento Ágil (Sirea): também com esse objetivo, mais de 190 servidores de toda a Justiça Federal da 1ª Região participaram de evento em formato “Perguntas e Respostas” (P&R) para sanar dúvidas sobre o uso da ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A ação aconteceu na quinta-feira, dia 21 de julho, e faz parte de uma série de eventos promovidos pelo Tribunal visando à adaptação, aprimoramento e maior eficiência no uso do Sistema, que vem para agilizar e melhorar a prestação jurisdicional.
O evento foi conduzido pelo juiz federal em auxílio à corregedoria Náiber Pontes de Almeida, acompanhado do servidor Hilton Vieira Coelho, diretor da Coordenadoria de Execução Judicial (Corej), responsável pela parte de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs), e do servidor Wallace Rodrigo do Nascimento Sousa, técnico da área de Tecnologia da Informação (TI) responsável pelo desenvolvimento do Sirea.
Segundo o juiz federal Náiber Pontes, a finalidade do evento foi a de conversar com os servidores para esclarecer a maior parte das dúvidas que surgissem. “É muito importante ter esse tipo de interação para poder sentir no que o sistema pode ser melhorado”, reforçou o magistrado.
Atualmente, os sistemas Sirea e Oracle convivem, mas a expectativa é, no futuro, transformar o Sirea no único sistema para pagamento de precatórios e RPVs, devido às inúmeras vantagens da ferramenta mais recente. Por enquanto, o momento é de transição e adaptação.
Principais dúvidas - Logo no começo da ação, o servidor Wallace Sousa apresentou algumas das principais demandas que têm sido levadas à Central de Serviços de Tecnologia da Informação (CSTI) e o passo a passo a tomar diante dessas questões.
Ao longo do encontro, os participantes puderam partilhar suas dúvidas e contar com respostas ao vivo, incluindo algumas demonstrações diretamente no sistema quando possível. Foi reforçado, ainda, que é importante que os servidores encaminhem informações sobre as dificuldades e inconsistências encontradas nessa fase inicial de uso também para auxiliar na estabilização do Sirea. O caminho ideal para demandas é com a elaboração de e-Sosti.
Acesso aos treinamentos anteriores, tutoriais e manual (Módulo Vara) - Os instrutores relembraram, durante o treinamento, que no Sistema Sirea há uma parte de documentação na qual constam todos os manuais já disponibilizados, além de vídeos com alguns tutorais de uso.
Lançado em maio, o manual é um instrumento pormenorizado e detalhado de auxílio aos usuários, essencial para aprofundar nos conhecimentos do sistema. Ele é acessível no Sirea pelo caminho Menu (quadradinhos) > no item “Manuais” > Manuais da Vara.
Treinamentos anteriores do Sistema também foram disponibilizados na Midiateca do Cedap, que é acessível pela página de Educação a Distância do TRF1.
AL
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região