Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/07/2022 08:30 - INSTITUCIONAL

TRF1 arrecada 139 quilos de resíduos eletrônicos na primeira coleta no Ponto de Entrega Voluntária instalado em frente à CEF

INSTITUCIONAL: TRF1 arrecada 139 quilos de resíduos eletrônicos na primeira coleta no Ponto de Entrega Voluntária instalado em frente à CEF

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) arrecadou 139 quilos de resíduos eletrônicos no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado em frente à Caixa Econômica Federal (CEF), próximo ao acesso ao túnel de ligação entre os Edifícios Sede I e Sede II. Essa foi a primeira coleta depois da instalação do equipamento em março deste ano.

Foram descartados aparelhos de informática, televisores, eletroeletrônicos, aparelhos telefônicos já sem utilidade, entre outros resíduos eletrônicos. A iniciativa busca contribuir com a sociedade e o meio ambiente, e conta com o apoio de servidores, prestadores de serviços, estagiários e colaboradores do TRF1, que estão participando ativamente da ação.

A instalação do ponto de coleta permanente é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre o TRF1 e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, após o sucesso da campanha lançada no Dia Mundial Sem Consumo em 2020, que alcançou grandes resultados e recolheu mais de 7 toneladas de lixo eletrônico.

A OSC Programando o Futuro é um dos parceiros do programa Reciclotech, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Esse programa tem como objetivo contribuir para a criação de um projeto inovador de logística reversa, recondicionamento e reciclagem de equipamentos eletrônicos, com polos de economia circular (PEC) e formação de jovens e adultos em tecnologia da informação. Com o material, a organização faz o recondicionamento e a produção de novas máquinas destinadas a quem não pode comprar um equipamento novo.

De acordo com pesquisa da Green Eletron, organização sem fins lucrativos gestora de logística reversa de resíduos eletrônicos, anualmente, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas de maneira inadequada em todo o mundo. Segundo o estudo, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico, e mais de 10% da população do país tem o hábito de descartar algum eletroeletrônico no lixo comum. O descarte incorreto não permite que seja feita a reciclagem das matérias-primas encontradas nos aparelhos, podendo ainda gerar danos ambientais irreversíveis.

Coleta - O PEV contém sinalização clara e ilustrativa dos itens considerados próprios para a coleta permanente. O que não pode ser recolhido no ponto são lâmpadas, papel, plástico, copos, vidros, bitucas de cigarro e resíduos orgânicos, sendo que a maioria desses resíduos já contém lixeiras próprias e devidamente indicadas para descarte no TRF1.

Confira os itens que podem ser recolhidos no ponto instalado:

PG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações