Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/07/2022 08:20 - INSTITUCIONAL

TRF1 realiza formação para capacitar a 1ª Região no uso de ferramentas Microsoft para Business Intelligence

INSTITUCIONAL: TRF1 realiza formação para capacitar a 1ª Região no uso de ferramentas Microsoft para Business Intelligence

Mais de uma centena de magistrados, servidores, prestadores de serviços e estagiários de toda a Justiça Federal da 1ª Região (JF1) puderam participar, nesta quarta-feira (20), do primeiro encontro de treinamento da ferramenta Power BI da Microsoft, promovido pela Divisão de Apoio aos Usuários do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Diatu/Secin). O Power BI, da Microsoft, foi idealizado para ser uma plataforma unificada e escalonável para Business Intelligence (BI) corporativo.

A primeira etapa do curso consistiu em um treinamento introdutório, de cerca de uma hora, voltado para usuários finais, visando possibilitar, no consumo de relatórios, o proveito dos insights gerados pela ferramenta. Assim, focou na navegação pelo Power BI Service para ensinar a consumir (principalmente a partir de visualizações em formatos convenientes) e a colaborar com os relatórios. Os participantes também puderam conhecer os primeiros passos para criar no Power BI 100.



A formação é dividida em quatro etapas, que ainda vão abranger o Power BI 200 (dia 3 de agosto), o Power Automate (dia 17 de agosto) e o Power Apps (dia 8 de setembro). O primeiro treinamento, sobre o Power BI versão 100 (Service), foi ministrado por Cristiane Pachiardi, instrutora sênior da Microsoft de Porto Rico, acompanhada na sessão pelo também instrutor Andre Gilbert, que atuou como moderador do encontro. Na oportunidade, os participantes puderam utilizar o espaço de Perguntas e Respostas (P&R) para interagir com os formadores.

Segundo a diretora da Diatu, a formação foi demandada por uma das unidades da 1ª Região, a Seção Judiciária da Bahia (SJBA), devido à necessidade de melhor compreensão da ferramenta, por entenderem que esta poderia gerar um ganho no desempenho de atividades realizadas dentro daquela SJ. “A ideia foi abraçada pelo Tribunal e esse pedido iniciou todo um movimento para que o curso pudesse ocorrer com alinhamento entre o TRF1 e a Microsoft para fornecimento gratuito do curso, incluindo toda a JF1. Essa parceria entre a Microsoft e o TRF1 veio da gestão anterior e está se estendendo nessa nova gestão, com o objetivo de dar continuidade a melhorias proporcionadas aos usuários”, afirmou a diretora.

Navegando pelo Power BI 100 (Service) - De acordo com a instrutora da Microsoft, o Power BI 100 (Service) é um serviço de análise de negócios que fornece insights para análise de dados. Trata-se de uma ferramenta orientada para consumo e compartilhamento de relatórios, e se traduz “num mundo de possibilidades” ao usuário que não é um programador, mas que, por meio dela, pode fazer um upgrade no uso dos relatórios com os quais já trabalha, acessando novos insights. “O Power BI é uma das ferramentas do Power Plataform que tem como conceito criar cidadãos desenvolvedores, que, com quase ou nenhum conhecimento de código, pode tirar proveito dessa inovação”, salientou. “Queremos mostrar nesse treinamento como aproveitá-lo com mais eficiência, trabalhando com distintas visualizações para analisar dados e ajudar na tomada de decisões”, reforçou.

A ferramenta permite a expansão entre departamentos, e tem governança e segurança incorporadas, permitindo que as empresas se concentrem em usar os dados mais do que apenas gerenciá-los. “Em linhas gerais, a gente pode ter dezenas de visualizações. Tendo toda essa informação já em um Excel ou em alguma tabela dinâmica, por exemplo, é possível ter insights muito mais completos pelo Power BI e obter os benefícios deles, entendendo o que aconteceu em determinado momento por meio da inteligência artificial”, destacou a instrutora Cristiane.

O Power BI é dividido em três partes: Power BI Desktop, que é uma ferramenta offline para construção de relatórios; o Power BI Service, o portal da web que a maioria dos usuários acessa para visualizar os relatórios e painéis; e o Power BI Mobile, um aplicativo que pode ser baixado para visualizar painéis diretamente do celular. “O Power BI Desktop será visto no próximo curso (agendado para o dia 3 de agosto), que é a ferramenta off-line usada principalmente para construir, embora um relatório também possa ser criado a partir do Power BI Service”, explicou. Os blocos de construção do Power BI são conjuntos de dados (arquivo ou fonte de dados para obter informações), relatórios (extraídos a partir de conjuntos de dados para construir e modelar, e também criar visualizações) e painéis (sumário geral de vários relatórios ou cartões diferentes dentro de um relatório).

Durante o treinamento, os participantes acompanharam a instrutora realizando o primeiro acesso à ferramenta e indicando as principais áreas, a partir de demonstrações ao vivo. Juntos, também verificaram algumas das principais visualizações e personalizações disponíveis, bem como puderam aprender sobre como realizar o compartilhamento dos relatórios, seja pela exportação para o Power Point, como imagem ou tabela dinâmica, seja pela partilha no Teams. A integração com essa outra plataforma da Microsoft é mais um dos pontos positivos da ferramenta, que permite o envio a grupos ou pessoas específicas do Teams incluindo mensagens de dúvidas, pedidos de análises e outros, seja de todo relatório ou de partes dele.

Aprendizagem contínua - Um dos destaques do dia ficou para a área de aprendizagem dentro do Power BI Service, a aba “Aprender”. “A área "Aprender" possibilita a aprendizagem de acordo com a própria plataforma. Nessa área você vai encontrar, além de informação inicial de como usar, também uma aba para vasculhar a documentação e ingressar na comunidade do Power BI”, elencou Cristiane Parchiadi. “Tem ainda uma área de novidades, para conferir recursos mais recentes disponibilizados, de treinamento, incluindo workshops e ações curtas, e de depoimentos”, acrescentou.



Ao vivo, ela abriu um dos relatórios de amostra dessa plataforma de aprendizagem para dar as noções introdutórias do Power BI aos colaboradores da 1ª Região.

Confira algumas das perguntas e respostas aos usuários durante o evento:
Márcia - JFMG

Bom dia! É possível extrair dados do Sistema Processual ORACLE?
Moderador

Você pode conectar o Power BI a um banco de dados Oracle usando o aplicativo de desktop. Para mais informações https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/connect-data/desktop-data-sources.
Amanda

Como publicar um relatório do Power BI em uma página do Sharepoint para acesso de outras unidades do TRF?
Moderador

Este link tem instruções passo a passo:
https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/collaborate-share/service-embed-report-spo.

Anônimo
Poderemos ver a gravação posteriormente?

Moderador
Sim, use o link de reunião para ter acesso à gravação.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações