Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

20/07/2022 09:15 - INSTITUCIONAL

TRF1 avalia gestão estratégica e de riscos em reuniões do Cipe e CRGRiscos

INSTITUCIONAL: TRF1 avalia gestão estratégica e de riscos em reuniões do Cipe e CRGRiscos

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou, na segunda-feira (18), pelo aplicativo Teams, as reuniões do Comitê Institucional de Planejamento Estratégico (Cipe) e do Comitê Regional Gestor de Riscos (CRGRiscos). Os encontros foram os primeiros da nova gestão, presidida pelo desembargador federal José Amilcar de Queiróz Machado, e tiveram como pautas o monitoramento e a avaliação da execução da Estratégia 2021-2026, até 30 de junho, e a gestão de riscos na Justiça Federal da 1ª Região.

Carlos Frederico Maia Bezerra, diretor-geral da Secretaria do TRF1 (Diges), e presidente do Cipe, abriu a reunião e passou a palavra à supervisora da Seção de Monitoramento de Projetos Estratégicos (Sempe), Vania Regina Fernandes, que conduziu a pauta do encontro.

Na ocasião, Vania apresentou aos novos gestores o funcionamento e as atribuições do grupo. Em seguida, a supervisora da Sempe mostrou a execução da estratégia do Tribunal em 2021, que ficou em 79% em relação as Metas Judiciais; 100% em relação às iniciativas estratégicas; e 59% de execução em relação aos processos de trabalho, indicando um índice total de execução da estratégia de 79%.

Quanto aos projetos da carteira de iniciativas estratégicas, até junho de 2022, o Tribunal já concluiu nove projetos: Formação de Conciliadores Voluntários (SistCon); Expedição de Certidões Judiciais (Coger); Sirea (Coger); Aprimora-Pro (Secge/Cogecon); Implantação da Estratégia de TI da JF1 (Secin); Atendimento à LGPD (Diges); Central de Cumprimento de Julgados (Coger); Protocolo Digital do Pro-Social (Secbe); e IRDR-TRF1 (Asfaf). Atualmente, o Tribunal possui 30 projetos na Carteira de Iniciativas Estratégicas, com um cumprimento de 66% até junho de 2022. A expectativa para o período era de 25%.

Novo Projeto - Na reunião, o Cipe aprovou a proposta de um novo projeto para integrar o Plano Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região (Planest 2021-2026): “Implantação do Sistema de Gestão estratégica na Justiça Federal da 1ª Região”. Esse projeto, da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge), possui alinhamento estratégico e complexidade altos e um tempo de implementação de 18 meses. O objetivo é implantar um sistema informatizado de gestão estratégica, para viabilizar a gestão adequada dos indicadores, a gestão de processos de trabalho, a gestão de projetos, a gestão de riscos e a prestação de contas da 1ª Região.

Processos de Trabalho - Em relação aos processos de trabalho do Tribunal, o catálogo de processos críticos da Corte se mantém com 33 processos. O gerenciamento de riscos dos processos críticos por meio da metodologia pelo projeto Aprimora-Pro está em andamento nas unidades administrativas da 1ª Região e até 30 junho deste ano, já conta com um percentual de 28,64% de cumprimento.

CRGRiscos - Após encerrar a reunião do Cipe, o diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra iniciou a reunião do Comitê Regional Gestor de Riscos (CRGRiscos). A supervisora da Seção de Monitoramento da Gestão de Riscos (Semor), Fabiana Garcia Cavalcante, conduziu a pauta.

Fabiana apresentou o desenvolvimento do Mapeamento dos Processos Críticos do Tribunal. Segundo a supervisora da Semor, o TRF1 possui 13 processos críticos de trabalho com riscos gerenciados. Desses, oito processos já possuem Plano de Ação elaborado e cinco, estão com as três etapas de avaliação de riscos finalizadas em fase de monitoramento.

A consulta aos processos gerenciados pela metodologia Aprimora-Pro pode ser feita no Portal do TRF1 > Institucional > Governança e Gestão > Gestão Estratégica > Processos de Trabalhos Críticos > Relação dos Processos Críticos de Trabalho Aprovados na 17ª Reunião do Cipe em 14/05/2021 > Gestão dos Processos Críticos.

Fabiana apresentou, ainda, o relatório preliminar da auditoria do CJF no Tribunal sobre a implementação do Processo de Gestão de Riscos na Corte e atualização da Resolução 34/2017, para adequar o normativo à metodologia atualmente utilizada no gerenciamento de riscos dos processos críticos pelo Aprimora-Pro, e atualização do Plano de Providências, com a documentação e metodologia agora utilizados.

Ampliação do TRF1 - Durante o encontro, o diretor-geral da Secretaria do TRF1, comunicou aos gestores que o Tribunal está em movimentação para viabilizar a ampliação da Corte, a fim de comportar 16 novos gabinetes de desembargadores federais. Carlos Frederico Maia Bezerra explicou que várias ações simultâneas estão em andamento no Tribunal. Ele pediu a compreensão dos envolvidos em relação às atividades que podem afetar o funcionamento das unidades. “Nós estamos com mudanças nos edifícios Sede I e Sede II, pois precisamos abrir espaço para os novos gabinetes, então algumas unidades serão remanejadas”, explicou.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações