Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/07/2022 08:50 - INSTITUCIONAL

Nova composição da Comissão Gestora do PLS reúne-se e anuncia plano orçamentário que inclui ações de desenvolvimento sustentável

INSTITUCIONAL: Nova composição da Comissão Gestora do PLS reúne-se e anuncia plano orçamentário que inclui ações de desenvolvimento sustentável

A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reuniu-se, nessa terça-feira (12), por meio da plataforma Teams. O encontro foi o primeiro da nova composição da Comissão designada pela Portaria Presi 372/2022, publicada no dia 4 de julho.

Carlos Roberto de Jesus Domingues, secretário e membro efetivo da CGPLS abriu o encontro. Em seguida, os membros da nova composição se apresentaram ao novo presidente da CGPLS, o juiz federal em auxílio à Presidência do Tribunal, Rodrigo de Godoy Mendes.

Em sua primeira participação, o magistrado destacou a importância de os tribunais investirem em ações sustentáveis e agradeceu o empenho do grupo, demonstrado pelo trabalho que vem sendo realizado: “os tribunais brasileiros têm procurado seguir as diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores relacionadas ao meio ambiente, e o Tribunal está acompanhando e envidando esforços para cumprir todas as metas estabelecidas, a fim de se tornar uma Corte mais sustentável”.

Novo plano orçamentário - Na ocasião, a diretora da Divisão de Planejamento (Dipla), Nádia Barbosa da Cruz Santana, anunciou que, na proposta orçamentária para 2023 do Tribunal, foi criado um plano orçamentário chamado “Ações de desenvolvimento sustentável”. Esse plano tem como características: o atendimento de despesas com elaborações de diagnósticos de eficiência energética e pluvial; a execução de obras e reformas, observando os limites determinados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), compreendendo o serviço de manutenção de fonte de energia limpa, reaproveitamento das águas pluviais, reuso das águas servidas e gestão de resíduos sólidos, bem como a modernização tecnológica dos sistemas e equipamentos das edificações, de modo a reduzir ou evitar a degradação ambiental em relação ao consumo de energia.

Segundo Nádia, um plano orçamentário com essas características somente é elaborado quando há condições para que seja cumprido, “e esse é um bom momento para encaixarmos nossas despesas dentro desse plano, e demonstrarmos as ações em desenvolvimento no Tribunal. Além disso, esse plano nos ajuda a desenvolver ações de acordo com as suas características”, explicou.

No encontro, a CGPLS abordou, também, o recebimento das comunicações oficiais de outros órgãos; o cumprimento das determinações do CNJ; o planejamento para o 2º semestre de 2022; e a avaliação dos projetos remanescentes do Prêmio Sustentabilidade da Justiça Federal.

Nova Composição da CGPLS - Integram a composição da CGPLS para o biênio 2022-2024: o juiz federal em auxílio à Presidência, Rodrigo de Godoy Mendes, como presidente da Comissão; a juíza federal em auxílio à Presidência, Candice Lavocat Galvão Jobim, como vice-presidente; e o supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão (Seamb), Carlos Roberto de Jesus Domingues, como secretário e membro efetivo.

Além dos seguintes membros efetivos: a supervisora da Seção de Avaliação do Planejamento Estratégico (Seple), Josefa Dias Gomes; a diretora do Núcleo de Conservação e Copeiragem (Nucol), Irani Pierre de Araújo Ribeiro; a diretora do Divisão de Engenharia e Manutenção Predial (Dieng), Paloma Leal Coutinho; a diretora da Divisão de Apoio aos Usuários (Diatu), Kely Marques Rosa; a supervisora da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid), Aline Maria Lima Sá Campos; o servidor da Divisão de Serviços Gerais e Transporte (Diset), Humberto Balduíno Nascimento; o diretor da Divisão de Compras (Dicom), Rodrigo Pires Andrade Maranhão; a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Ivani Luiz de Morais; a diretora da Divisão de Planejamento (Dipla), Nádia Barbosa da Cruz Santana; e a supervisora da Seção de Ações Educacionais Presenciais (Sedup), Vanessa Rodrigues Barbosa Siqueira.

Compõem os Grupos Executivos do PLS:

Grupo Executivo I - Uso Eficiente de Insumos e Materiais e de Gestão de Resíduos: Irani Pierre de Araújo Ribeiro (Nucol), coordenadora; Neuraciene Augusta Coelho (Dimap); Paloma Leal Coutinho (Dieng); Marcílio Sampaio Ribeiro (Secju); Cristiane Neris Abade Brito (Diasa); e Hernani Dutra Vilela (Nugra).

Grupo Executivo II - Consumo Sustentável de Recursos Naturais e de Gestão de Obras: Paloma Leal Coutinho (Dieng), coordenadora; Irani Pierre de Araújo Ribeiro (Nucol); e Gabriel Polanzzo Ribeiro Del Duca (Coobs).

Grupo Executivo III - Aquisição e Consumo Sustentável dos Recursos Tecnológicos: Kely Marques Rosa (Diatu), coordenadora; José Arnaldo Martins Costa (Dieng); e Nilcélio José Estrela Rodrigues (Nupel).

Grupo Executivo IV - Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho, Comunicação e Capacitação: Aline Maria Lima Sá Campos (Sevid), coordenadora; Juliana Bezerra Espíndola Guerreiro (Asrep); Caciane de Oliveira Amaral Valente (Esmaf); Ivani Luiz de Morais (Ascom); e Vanessa Rodrigues Barbosa Siqueira (Cedap).

Grupo Executivo V - Promoção Sustentável dos Serviços de Vigilância, Limpeza e Transporte: Humberto Balduíno Nascimento (Diset), coordenador; Irani Pierre de Araújo Ribeiro (Nucol); e Adelmo dos Santos Lombardi (Sesvi).

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações