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07/07/2022 08:20 - INSTITUCIONAL

Servidores participam de capacitação sobre comunicação e atendimento ao público

INSTITUCIONAL: Servidores participam de capacitação sobre comunicação e atendimento ao público

Com o objetivo de proporcionar aos servidores uma formação sobre os protocolos adequados de atendimento aos públicos interno e externo nos diversos canais de comunicação, o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), por meio da Seção de ações Educacionais Virtuais (Seavi) do TRF da 1ª Região (TRF1), ofereceu o curso “Comunicação e Atendimento ao Público”. Vinte e oito servidores que atendem o público no Tribunal e nas Seções Judiciárias participaram desta edição, concluída na tarde de sexta-feira (1), que deu ênfase às ferramentas da comunicação assertiva e da comunicação não-violenta.

A instrutora do curso foi a servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Rose Helen Shimbaku. Ela é doutora em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e já possui mais de 15 anos de atuação na área de Recursos Humanos. Segundo a instrutora, o serviço de atendimento ao público envolve várias nuances, que devem ser observadas em conjunto, para que o atendimento seja de fato efetivo e eficaz.

“Olhar o atendimento de forma fragmentada pode trazer prejuízos e favorecer ruídos na comunicação. Dessa forma, o curso trouxe uma abordagem sistêmica do atendimento, observando-se desde o contexto de pandemia, a saúde mental e a inteligência emocional dos agentes envolvidos, até técnicas de gestão de conflitos” relata a doutora.

A servidora Neslita da Costa, supervisora da Coordenadoria da Sétima Turma, considerou a experiência de suma importância, “O evento foi excelente para o autoconhecimento e o aprimoramento da comunicação, para a reflexão e o amadurecimento da inteligência emocional. Quanto mais entendermos nossa inteligência emocional, melhor a comunicação e atendimento ao público”, pontuou.

Ana Cristina Alves, que faz parte da Coordenadoria da Quarta Turma, considerou que tudo foi enriquecedor: o conteúdo, a participação, o trabalho em equipe, o material didático, a expertise da professora, a transmissão do conhecimento, dentro de tantas outras riquezas.

“Todos os envolvidos estão de parabéns! A equipe vem proporcionando a nós, servidores, uma boa quantidade de cursos de capacitação. Capacitação com qualidade, como esta que acabamos de fazer”, acrescentou Ana Alves.

Neslita complementa que a professora Rose, a equipe do Cedap e os colegas foram brilhantes em tudo. “Agradeço muitíssimo a oportunidade extraordinária de participar de eventos como estes”, concluiu.
YI

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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