Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/06/2022 09:30 - INSTITUCIONAL

Publicado o resultado preliminar do Ranking da Transparência do Judiciário 2022

Crédito: Gil Ferreira/CNJINSTITUCIONAL: Publicado o resultado preliminar do Ranking da Transparência do Judiciário 2022

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) alcançou 87,02% de transparência no resultado preliminar do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 14 de junho. A classificação no segmento Justiça Federal coloca o Tribunal em terceiro lugar entre os TRFs.

Até quarta-feira, dia 22, os tribunais e conselhos podem recorrer contra os itens considerados não atendidos pelo CNJ. Os recursos são feitos exclusivamente por meio de questionário eletrônico. Para garantir maior segurança ao processo, o endereço foi enviado para o e-mail da Presidência de cada órgão.

Essa edição, a quinta da avaliação, apresentou uma novidade, a implementação do prêmio por categoria, conforme o segmento da Justiça. Os itens sob avaliação estão distribuídos em dez temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado “Serviço de Informações ao Cidadão” na página inicial; as informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Sobre o Ranking da Transparência - Instituído pela Resolução CNJ 215/2015, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário avalia anualmente o grau de informação que é disponibilizado à população. O objetivo é estimular os órgãos de Justiça a oferecerem informações de maneira mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações