Gestores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ganharam um importante aliado para gerenciar suas demandas relativas aos sistemas administrativos do órgão, como SEI, Folha de Pagamento, e-AVS e e-Social, entre outros. Utilizando a ferramenta Planner, disponível no pacote Office contratado pelo Tribunal, a equipe da Divisão de Sistemas Administrativos (Disad), conduzida pelo diretor Giuseppe Dutra Janino Junior, criou um painel de acompanhamento para que o gestor, em tempo real, possa realizar o controle e a priorização das demandas dos sistemas administrativos diretamente no Planner do sistema¿sob sua responsabilidade.
"A ideia é criar um plano de controle para cada sistema e ter o acompanhamento tanto do gestor quanto da área técnica", explicou o diretor da Disad, unidade vinculada à Coordenadoria de Sistemas (Cosis) da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).
Para o diretor da Cosis, Leandro Vilar, a ferramenta é de fácil utilização e tem potencial para trazer grandes resultados. "Por exemplo, se eu sou o gestor do sistema e-Social, entro no Planner e consigo ter uma noção exata do que está acontecendo, de quantas demandas ainda não foram iniciadas, em andamento e quantas já foram concluídas", exemplificou. "Dessa forma, consigo facilmente ter uma visão mais gerencial, podendo chegar ao detalhamento de cada tarefa", pontuou Leandro.
Na visão mais detalhada, a ferramenta também possibilita verificar os recursos alocados para melhor priorização das demandas. “Vou saber quem são os técnicos e gestores de negócios, como uma equipe em que os gestores atuam na coluna de Tarefas Planejada e os técnicos, na coluna de Em Execução”.
O diretor da Cosis explicou, ainda, que o gestor terá total acesso e controle para priorizar o que considerar mais relevante e urgente, definindo criticidade e também criando e adicionando novas tarefas e informações que julgue relevantes, juntamente com os técnicos, para análise e execução.
"É uma ferramenta simples, mas que vai trazer maior transparência e melhor gestão a todos os envolvidos nas demandas relativas aos sistemas administrativos", concluiu Leandro.
Inicialmente, o painel estará disponível apenas para os sistemas administrativos no âmbito do TRF1, mas há perspectivas de ser estendido para outros sistemas e também para as seccionais.
O acesso à nova ferramenta dá-se pela área de aplicativos do Teams, no canto inferior direito. Após clicar, procure em Planner.
IM
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região