Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/06/2022 09:20 - INSTITUCIONAL

Coordenador dos JEFs da 1ª Região participa de inauguração de Juizado Especial virtual em Medina/MG

Crédito: Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Coordenador dos JEFs da 1ª Região participa de inauguração de Juizado Especial virtual em Medina/MG

O coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 1ª Região, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), participou da cerimônia de inauguração do Juizado Especial Federal virtual em Medina, município do estado de Minas Gerais, realizada na última quarta-feira, dia 8 de junho.

A cerimônia, on-line, contou com a participação, dentre outros, do coordenador dos JEFs da 1ª Região; do diretor da Subseção Judiciária de Teófilo Otoni, juiz federal Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa; do prefeito de Medina, Evaldo Lúcio Peixoto Sena, e da procuradora do município de Medina Karina Italoema de Azevedo.

O coordenador dos JEFs da 1ª Região destacou o grande prazer em participar do evento de inauguração, recordando os desafios do tempo em que coordenou o primeiro Juizado Especial Federal do Piauí. Ele reforçou que naquela época a parceria do Judiciário com outras instituições era uma dificuldade e parabenizou o juiz federal Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa pela coragem e exemplo. “Vossa excelência está dando exemplo nesta expansão que é simples, prática e extremamente econômica. E que seja um exemplo não só para o nosso Tribunal, mas também para o nosso País, porque quando damos as mãos, as coisas acontecem. Fiquei muito feliz de estar participando deste evento”, salientou o magistrado. Ele apontou, ainda, que a adoção desse tipo de projeto é, sem dúvida, uma recomendação aos colegas magistrados por ter um imenso impacto, inclusive em termos de recursos, e de grande relevância pela possibilidade de cobrir áreas que precisam do suporte federal.

O desembargador federal Carlos Augusto Brandão destacou que a união para solução dos conflitos transforma as realidades e que o Poder Judiciário deve buscar essa união de esforços. “A Justiça não é monopólio do Judiciário, é um dever cívico de todas as sociedades e instituições, atores, segmentos, e por isso tem que chamar a todos para participarem desse processo. E os Juizados Especiais cumprem muito bem esse papel”, reforçou.

O JEF Virtual em Medina - A unidade de Medina atenderá aos jurisdicionados residentes em sete localidades (Águas Vermelhas, Cachoeira do Pajeú, Itaobim, Pedra Azul, Curral de Dentro, Divisa Alegre e Medina). Antes das instalações dos JEFs virtuais, jurisdicionados de 44 municípios da Subseção Judiciária de Teófilo Otoni tinham que se deslocar mais de 100 km para chegarem à Justiça Federal, e agora mais de 990 mil pessoas têm uma unidade virtual mais próxima de seus lares. Hoje, apenas jurisdicionais de dois municípios daquela região precisam se deslocar acima de 100 km para chegarem a uma dessas unidades do JEF virtual.

Só nas sete unidades anteriormente instaladas dos JEFs virtuais na região já foram realizadas mais de mil audiências e mais de mil e setecentas perícias, além de terem sido pagos mais de R$ 16 milhões em Requisições de Pequeno Valor (RPV). O espaço físico, o mobiliário e equipamentos de informática são sempre fornecidos pelos parceiros, sem nenhum custo para a Justiça Federal.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações