Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/06/2022 09:30 - INSTITUCIONAL

Participe do encontro virtual sobre ativação obrigatória do MFA nesta sexta-feira

INSTITUCIONAL: Participe do encontro virtual sobre ativação obrigatória do MFA nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 3 de junho, às 13h, a equipe da Tecnologia de Informação (TI) do Tribunal fará um encontro virtual pelo Teams para demonstrar e explicar o passo a passo de como configurar o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) do Office 365 para aqueles que ainda têm dúvidas.

A partir da próxima segunda-feira, 6 de junho, a ativação do MFA torna-se obrigatória para todos os usuários da Justiça Federal da 1ª Região. A medida que visa prevenir ataques hackers segue recomendação da Comissão Local de Segurança da Informação (CLSI) e faz parte do Plano de Ação de Segurança Cibernética da 1ª Região.

Os usuários que não ativarem o MFA perderão o acesso aos serviços da Microsoft em geral (sharepoint "intranet", outlook "e-mail", Teams, OneDrive e demais serviços da plataforma Office 365).

Acompanhe o encontro sobre ativação do MFA neste link.

Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) do Office 365 - O MFA é um processo que adiciona uma camada de proteção ao processo de entrada (login) em contas, sistemas ou aplicativos em que um usuário é solicitado, durante o processo de conexão, para obter uma forma adicional de identificação, como inserir um código gerado por aplicativo no celular ou fornecer uma verificação de impressão digital, utilizar software token e push, além de inserir a senha.

A proposta de utilização do MFA no Office 365 é a combinação de dois fatores que compõem os mecanismos de segurança: apenas você sabe (outra senha, pergunta de segurança, número PIN, alguma informação pessoal) e apenas você possui (código de verificação, cartão de senhas bancárias, token gerador de senha, acesso a determinado computador ou dispositivo móvel).

Para auxiliar a ativação, a Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) elaborou um tutorial para orientar usuários de toda a Justiça Federal. Confira o tutorial, mediante login na intranet.

A Lucy, assistente virtual do TRF1, também poderá auxiliar os usuários em questões relacionadas ao MFA. Consulte no ícone localizado na barra esquerda do Teams.

Implementação na Justiça Federal da 1ª Região - A adesão à autenticação de múltiplos fatores pelo Tribunal está relacionada à circunstância de que a maioria dos usuários da internet possui uma senha-padrão para acessar diferentes plataformas, sejam elas profissionais ou pessoais. Por esse motivo, quando os criminosos estão focados no ataque a determinada pessoa ou órgão, eles fazem o rastreamento de profissionais-chave, hackeiam as senhas dessa pessoa e fazem tentativas de acesso com combinações de caracteres iguais ou semelhantes no ambiente corporativo. Em muitos casos, a ação é concluída com sucesso, evidenciando fragilidade da autenticação tradicional apenas por meio de usuário e senha.

Ressalta-se que essa ferramenta já foi implantada por vários órgãos do Poder Judiciário, como no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Conselho da Justiça Federal (CJF), entre outros.

FM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações