Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/05/2022 08:50 - INSTITUCIONAL

Relatório aponta que TRF 1ª Região já digitalizou 89% do seu acervo judicial

Crédito: Reprodução/InternetINSTITUCIONAL: Relatório aponta que TRF 1ª Região já digitalizou 89% do seu acervo judicial

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio dos esforços empreendidos no projeto de digitalização do acervo judicial, já migrou para a via digital mais de 240 mil autos físicos em tramitação na segunda instância, de um total aproximado de 270 mil processos. Isso corresponde a mais de 89% do total de autos a serem digitalizados, restando pouco mais de 10% de processos (13.611) que ainda passarão pela migração do meio físico para o meio digital.

Atualmente, todos os gabinetes de desembargadores que cuidam de matérias cíveis e mais algumas unidades judiciais já estão com seus acervos de autos físicos digitalizados. Os processos que ainda serão digitalizados correspondem à soma de autos presentes nos gabinetes criminais (2.243), nas Câmaras Regionais Previdenciárias (9.034), e nas unidades internas e aos órgãos externos como a Advocacia Geral da União (AGU), procuradorias, Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), entre outros (2.334).

Dos processos que tramitam no sistema e-Jur, mais de 66 mil processos, de um total de 70 mil, já foram migrados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Dos processos físicos administrativos, 47.731 já foram disponibilizados na via digital.

As informações estão de acordo com documento disposto no processo SEI 0001056-95.2019.04.01.8000.

1ª Instância - Embora ainda na sua idealização o projeto de Digitalização do Acervo Judicial do TRF1 abrangesse apenas processos em tramitação na 2ª instância (processos do Tribunal), todo o projeto - desde o estudo inicial até o desenvolvimento de programas para a migração dos meios físicos para o digital - foi feito e pensado para ser utilizado, também, no 1º Grau (processos que tramitam nas seccionais do TRF1).

Atualmente, a ação abarca o apoio do TRF1 às Seções Judiciárias do Distrito Federal e de Goiás (SJDF e SJGO), bem como às Subseções Judiciárias de Luziânia/GO, Anápolis/GO, Rio verde/GO, Uruaçu/GO e Formosa/GO. Na primeira instância, mais de 67 mil processos já foram digitalizados como parte das atividades do projeto.

Projeto de Digitalização do Acervo Digital - O projeto é parte das ações que englobam a missão e visão de futuro da Justiça Federal, que visam garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva. Por isso, é um meio para alcançar os objetivos de melhorar a automação do trâmite do processo judicial fazendo melhor uso das novas tecnologias e benefícios delas advindos bem como promover a economia de tempo e recursos humanos nos procedimentos de controle e trâmite dos processos.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações