Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/05/2022 08:50 - INSTITUCIONAL

Senado celebra 30 anos da Justiça Federal em Tocantins em sessão especial

Crédito: Agência SenadoINSTITUCIONAL: Senado celebra 30 anos da Justiça Federal em Tocantins em sessão especial

Para comemorar os 30 anos de instalação da Justiça Federal em Tocantins, o Senado Federal realizou nesta segunda-feira, dia 16 de maio, uma sessão especial no Plenário da casa legislativa. A seccional foi criada por meio da Lei 8.251, de 1991, e instalada no dia 8 de maio do ano seguinte. A corregedora regional da Justiça federal da 1ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal José Amilcar Machado, e o vice-diretor do foro da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), juiz federal José Márcio da Silveira e Silva, representando o diretor do foro da SJTO, juiz federal Eduardo de Melo Gama, compuseram a mesa de hora da homenagem, juntamente com o senador da República, Eduardo Gomes.

Em seu pronunciamento, o senador Eduardo Gomes, que sugeriu a solenidade comemorativa, destacou a importância da Justiça Federal para o país e os jurisdicionados. “Como todos sabemos, a Justiça Federal representa uma importante ferramenta para a cidadania em nosso país e no Tocantins. No Tocantins está ainda jovem. É uma instituição que se destaca pela força e pelo dinamismo com que se cumpre a missão. Por isso, gostaria de reafirmar a minha homenagem a todos que, nos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, direta ou indiretamente, contribuíram para que os tocantinenses possam crer mais e mais na Justiça brasileira, para que possam contar em seu cotidiano com a justa, rápida e generosa prestação jurisdicional”, afirmou o parlamentar.

Em seguida, por meio de um vídeo exibido aos presentes, o ex-senador Siqueira Campos e a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende mandaram suas congratulações à Seção Judiciária de Tocantins.

Logo após, o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, leu o pronunciamento do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro Humberto Martins. Na mensagem, o ministro manifestou o desejo de que “todos os envolvidos (nos trabalhos da Justiça Federal de Tocantins) sigam mantendo a disposição e a firmeza de preservar a ética, o respeito à cidadania e ao ser humano, a transparência, a proatividade, à inovação, o profissionalismo e a qualidade dos serviços prestados à população engrandecendo a Justiça Federal no país”.

Por sua vez, o vice-diretor do foro da SJTO, juiz federal José Márcio da Silveira e Silva falou da história da seccional, ao logo dos seus 30 anos. O magistrado ressaltou ainda o primoroso trabalho realizado pelos integrantes da SJTO que resultou na obtenção, por dois anos consecutivos, do Selo Diamante referente a premiação Selo Estratégia em Ação, honraria que é oferecida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e tem a finalidade de reconhecer a excelência do trabalho do 1º grau da Justiça Federal da 1ª Região, além de incentivar o cumprimento de metas judiciais estabelecidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Falando pelos 139 prefeitos dos municípios de Tocantins, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, também falou da importância da Justiça Federal no estado garantindo os direitos individuais, coletivos e sociais, e contribuindo para a manutenção da ordem e dos princípios que regem a República.

Honrada em falar sobre a seccional de Tocantins em nome do TRF1, a corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, ao fazer o uso da palavra, primeiramente agradeceu a homenagem prestada pelo Senado Federal, por meio do senador Eduardo Gomes, à SJTO em razão dos seus 30 anos de implantação.

Para a corregedora, “a nossa história, da Justiça Federal, vem enaltecendo o desenvolvimento do estado de Tocantins por meio do Trabalho valioso dos seus magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviços, ou seja, todos aqueles que contribuíram para humanização da Justiça Federal no estado e que no exercício das suas funções tem se desincumbido exemplarmente de seu mister assegurando uma Justiça acessível, efetiva e célere que permaneça como a certeza primeira de todos os tocantinenses”.

“Viva o Estado do Tocantins, viva a Seção Judiciária do Tocantins”, exclamou Mônica Sifuentes ao final de seu pronunciamento.

A cerimônia contou ainda com a presença dos desembargadores federais do Tribunal, I’talo Fioravante Sabo Mendes, Daniele Maranhão, César Jatahy, Rafael Paulo e Morais da Rocha; do diretor do Foro da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), Marcelo Albernaz; do secretário-geral do CNJ, juiz federal Pedro Felipe de Oliveira Santos; do presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), juiz federal Shamyl Cipriano; e dos juízes federais Newton Pereira Ramos Neto (em auxílio à Vice-Presidência), Cleberson José Rocha (em auxílio à Coger), Bruno César Bandeira Apolinário (convocado ao TRF1), Denise Dias Dutra Drumond (SJDF) e Ionilda Carneiro Pires (aposentada).

Comemorações na SJTO

No dia 9 de maio, a seccional de Tocantins comemorou, em sua sede em Palmas/TO, seus 30 anos de instalação. O trabalho desenvolvido por magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários¿foi o destaque da solenidade comemorativa que contou com a participação da corregedora regional da Justiça federal da 1ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes.

Atualmente, a SJTO conta com a força de trabalho de 14 juízes federais (11 titulares e três substitutos) e 191 servidores nas cidades de Palmas (Sede), Araguaína e Gurupi.

LC


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações