Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/05/2022 08:00 - INSTITUCIONAL

INSTITUCIONAL Folia das Cores está em exposição virtual no portal do TRF1

INSTITUCIONAL Folia das Cores está em exposição virtual no portal do TRF1

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região apresenta a Exposição Folia das Cores que traz as obras dos artistas Waldomiro e Lourdes de Deus. A exposição ficará disponível até o dia 31 de maio no Espaço Cultural Virtual do site do TRF1.

Com uma trajetória de vida inspiradora, Waldomiro de Deus é baiano de Itajibá, pintor e desenhista, com mais de 60 anos de uma carreira artística que estreou em São Paulo. Rompeu fronteiras e já expôs na Inglaterra, Itália, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos da América.

Residente em Goiânia desde 1977, Waldomiro vive de sua arte que eterniza em telas as cores vibrantes do folclore, festas populares e cotidiano de sua terra natal. Peixes, aves e flores que bailam num azul ou amarelo intensos fazem parte do estilo do artista que, noutros tempos, fez fama ao pintar uma Virgem Maria de minissaia, irreverência e ousadia que fizeram seu nome chegar a Paris.

Ao lado de nomes como José Antônio da Silva e Djanira, Waldomiro de Deus é considerado o maior primitivista brasileiro, reconhecido internacionalmente como um dos mais criativos pintores naifs (arte ingênua e instintiva, produzida por autodidatas, que se caracteriza pelas formas simples e pela fácil compreensão do que está representado). Em 1983, o artista foi premiado com a Awarding the Statue of Victory pelo Centro Studi e Ricerche Delle Nazioni, na Itália.

Em parceria com Waldomiro, a exposição apresenta também a obra da pernambucana criada em Osasco, Lourdes de Deus, que se casou com Waldomiro em 1976 e, de admiradora da obra de seu marido, passou a protagonista, lançando-se a partir de 1992 ao mundo das artes plásticas. Sua expressão artística, dotada de simplicidade e pureza, propõe uma transformação consciente e elaborada da realidade, representando seu desejo de melhoria social.

Com delicadeza, Lourdes de Deus preenche o vazio das telas usando muita cor e formas definidas, resultado de seu sentimento estético que, repetindo flores, retratando a natureza e cenas do interior do país, pretende resgatar o valor e o prazer das coisas mais simples e belas da vida.

Confira aqui a exposição Folia das Cores.

AN¿

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações