Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/04/2022 08:20 - INSTITUCIONAL

Prédio da Subseção Judiciária de Floriano/PI recebe o nome de Fórum Ministro Aldir Passarinho

Crédito: SJPIINSTITUCIONAL: Prédio da Subseção Judiciária de Floriano/PI recebe o nome de Fórum Ministro Aldir Passarinho

A Subseção Judiciária de Floriano, no Piauí, agora se chama Fórum Ministro Aldir Passarinho. A cerimônia de aposição do nome foi realizada no dia 12 de abril sob a condução do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, que também foi o autor da proposta de designação do nome do ministro e estava, na ocasião, representando o então presidente I’talo Fioravanti Sabo Mendes. A mudança do nome do Fórum foi aprovada pelo Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 1º de agosto de 2019. Durante a solenidade, também foram inauguradas as reformas de modernização de serviços de engenharia civil, elétrica e melhorias em informática e de segurança da Subseção.

Também participaram do evento o diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí (SJPI), juiz federal Nazareno César Moreira Rêis; o diretor da Vara Única de Floriano, juiz federal Flávio Marcelo Sérvio Borges; o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, titular da 8ª Vara Federal no Piauí; o juiz federal Adonias Ribeiro de Carvalho Neto, substituto da 8ª Vara Federal no Piauí e presidente da Associação dos Juízes Federais no Piauí (AJUFEPI); o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto; o presidente da Câmara Municipal de Floriano, Joab Carvalho Curvina, e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional de Floriano, Carlos Augusto Pereira Silva.

O homenageado - O ministro Aldir Guimarães Passarinho nasceu na cidade de Floriano, Piauí, em 21 de abril de 1921. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro e a partir de 1951 exerceu a advocacia naquela cidade.

Ingressou na magistratura como juiz federal, em 1967. Exerceu o cargo de juiz diretor do foro e corregedor na Seção Judiciária do Estado da Guanabara, de 1969 a 1972.

Foi nomeado, em 1974, para o cargo de ministro do Tribunal Federal de Recursos (TFR) e eleito, duas vezes, membro do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Em 1982, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e eleito presidente do órgão em 1991.

Era casado com a professora Yesis Ilcia y Amoedo Guimarães Passarinho e pai do ministro Aldir Passarinho Junior. Faleceu no dia 29 de abril de 2014, em Brasília, aos 93 anos.

APS, com informações da SJPI.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações