Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

20/04/2022 08:30 - INSTITUCIONAL

Autoridades prestigiam solenidade em homenagem ao desembargador federal Luciano Tolentino Amaral e ao juiz federal José Costa Filho

Crédito: Misael LealINSTITUCIONAL: Autoridades prestigiam solenidade em homenagem ao desembargador federal Luciano Tolentino Amaral e ao juiz federal José Costa Filho

No dia 12 de abril foi realizada, na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), a cerimônia de descerramento das placas dos Edifícios-Sede II e III que passaram a se chamar, respectivamente, Fórum Juiz Federal José Costa Filho e Fórum Desembargador Federal Luciano Tolentino Amaral. Participaram da solenidade o então presidente do TRF1, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, a ministra Isabel Galotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), juiz federal Shamyl Cipriano.

A homenagem póstuma foi aprovada, por unanimidade, no dia 17 de março, na sessão do Conselho de Administração do TRF1. A indicação foi feita pelos juízes e juízas federais substitutos da SJDF e encaminhada ao Tribunal pelo diretor do foro da SJDF, juiz federal Marcelo Albernaz.

Na cerimônia, o então presidente do TRF1, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, afirmou que essa homenagem é muito importante, pois o magistrado considera que não é possível avançar “sem olhar para trás e para aqueles que construíram o caminho que hoje pisamos, aqueles que construíram a estrada que hoje nós usamos. Nós não construímos nada para nós mesmos, mas construímos para os que virão", ressaltou.

O diretor do foro da SJDF, juiz federal Marcelo Albernaz, destacou que os dois magistrados foram responsáveis por muitas ações relevantes para a consolidação e o desenvolvimento da Primeira Região e da Seccional do DF. Esse trabalho, disse ele, desencadeou efeitos positivos percebidos até hoje e que continuarão sendo assim no futuro.

"Além de reverenciar a memória desses dois profissionais que dedicaram parte das suas vidas à causa da Justiça Federal, tais homenagens também fazem jus à própria história da SJDF, mostrando que as boas obras de seus agentes são perenes, estimulando gerações presentes e futuras a continuarem se dedicando à instituição, à sua missão, aos seus princípios e aos seus valores", disse.

O desembargador federal Tolentino Amaral foi homenageado pela família dele com discurso realizado pelo sobrinho Sérgio Amaral. Na ocasião, foi instalada a placa do Edifício-Sede I, e o diretor do foro da SJDF informou que a instalação da placa do Edifício-Sede II, que passou a ser chamado Fórum Juiz Federal José Costa Filho, ocorrerá em breve.

Também compareceram à cerimônia desembargadores federais, juízas e juízes da SJDF e servidores. O Fórum Desembargador Federal Luciano Tolentino Amaral está situado na Avenida W-3 Norte, SEPN 510, Lote 8, Bloco C, Brasília/DF. Já o Fórum Juiz Federal José Costa Filho está localizado na Quadra 4 do Setor de Autarquias Sul, Brasília/DF.

Homenageados

Luciano Franco Tolentino Amaral

Natural de Montes Claros/MG, o desembargador nasceu em 16 de junho de 1944 e faleceu em 6 de junho de 2021. Ingressou na magistratura federal em 12 de abril de 1983 pelo concurso do Tribunal Federal de Recursos (TFR), quando tomou posse no cargo de juiz federal na Seção Judiciária do Distrito Federal, onde foi diretor do foro de 1990 a maio de 1993.

Tomou posse no TRF1 em 28 de junho de 1996, promovido pelo critério de antiguidade, onde atuou até 1º de junho de 2014. O desembargador federal bacharelou-se em Filosofia, licenciou-se pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduou-se em Direito pela UFMG e concluiu a graduação em 1985. Mestre em "Direito e Estado", pela Universidade de Brasília (UnB).

José Costa Filho nasceu em 25 de junho de 1932, na cidade de Pastos Bons/MA, tomou posse no cargo de juiz federal de 1ª instância em 27 de fevereiro de 1976 e exerceu a função de juiz federal até 25 de agosto de 1982, data em que se aposentou. Possuía atividade acadêmica, com diversos cursos de pós-graduação e de extensão universitária, destacando-se o doutorado em Direito Público na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro, atual UFRJ. Antes de ingressar na magistratura, foi procurador do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), advogado do Banco Nacional da Habitação (BNH) e do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), atual Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

PG, com informações da Secom da SJDF.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações