Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/04/2022 09:00 - INSTITUCIONAL

Presidente do TRF1 participa de homenagens a magistrados na SJGO

Crédito: Tiago Vieira Paula Benia/SJGOINSTITUCIONAL: Presidente do TRF1 participa de homenagens a magistrados na SJGO

Em solenidade na sexta-feira, dia 8 de abril, na sede da Seção Judiciária de Goiás (SJGO), foram realizadas as cerimônias de aposições das placas de homenagens póstumas ao ministro José de Jesus Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nome do magistrado atribuído ao Edifício-Sede da SJGO, e ao desembargador federal Nelson Gomes da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), nome do desembargador atribuído ao Fórum da Subseção Judiciária de Rio Verde.

As homenagens póstumas foram designadas pelas relevantes contribuições dos magistrados, que demonstraram dedicação excepcional e desempenho destacado à Justiça Federal da 1ª Região.

Na ocasião, após a leitura da ata da cerimônia pelo diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, o presidente do Tribunal, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, junto ao juiz federal diretor do foro da SJGO, Fausto Mendanha Gonzaga; ao desembargador federal João Batista Moreira e à viúva do ministro José de Jesus Filho, Rosa Perdiz Carvalho de Jesus, descerraram a placa que dá nome ao foro da Seção Judiciária.

O presidente do Tribunal, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, em seu discurso, ressaltou o princípio da Corte “de homenagear aqueles e aquelas que ao longo de suas vidas dedicaram um grande espaço delas em prol da Justiça. Acredito sim, ao contrário do que dizem, que o ser humano e suas obras são imortais. Por isso, fico muito feliz em participar desses eventos e dar prosseguimento a esse princípio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que jamais deixa os seus membros serem esquecidos. É assim que se faz o futuro e que se constrói toda uma instituição”.

Em seguida, o presidente da Corte Regional, o diretor do foro da Subseção Judiciária de Rio Verde/GO, juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, e a viúva do desembargador federal Nelson Gomes da Silva, Alcione Lemes e Silva, fizeram o descerramento da placa que dá nome ao Fórum da Subseção Judiciária.

No seu pronunciamento, o desembargador federal Fausto Mendanha Gonzaga destacou a importância dos homenageados para a Justiça Federal de Goiás: “Nós estamos aqui para reconhecer o legado, a história de dois grandes homens, o ministro José de Jesus Filho e o desembargador federal Nelson Gomes da Silva. A simples designação desses dois nomes, respectivamente, para a sede da Seção Judiciária de Goiás e para o Fórum da Subseção Judiciária de Rio Verde se materializa como uma singela homenagem: um reconhecimento à história e ao legado que deixaram não apenas no início da Justiça Federal do nosso estado, mas, também, ao longo do seu processo de maturação e crescimento”, enfatizou o magistrado.

Diretor da Subseção Judiciária de Rio Verde/GO, o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima salientou que a cerimônia de celebração dos homenageados marca o recomeço das suas carreiras. “Esses recomeços dos homenageados, com a aposição das placas, representam uma inspiração para nossa Subseção Judiciária de Rio Verde, que fará de tudo para continuar honrando o nome do doutor Nelson”, celebrou o gestor.

No evento, o desembargador federal João Batista Moreira fez um breve apanhado da carreira dos magistrados homenageados e de seus feitos à frente da Justiça Federal 1ª Região e do Poder Judiciário brasileiro.

O sobrinho do desembargador federal Nelson Gomes da Silva, promotor de Justiça Dicken William Lemes Silva, falou em nome da família do homenageado. Dicken enfatizou a paixão do magistrado pelas suas origens familiares e culturais no estado de Goiás, pela sua família e pela causa da Justiça, “que teve no TRF1 um locus privilegiado para bem exercitar o seu ofício”.

Além dos citados, compuseram, também, a mesa de honra da solenidade: o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa; a desembargadora federal Maura Martins Tayer; o secretário interino de Estado da Casa Civil, Jorge Luís Pinchemel, representante do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União); a viúva do ministro José de Jesus Filho, Rosa Perdiz Carvalho de Jesus, e a viúva do desembargador federal Nelson Gomes da Silva, Alcione Lemes e Silva.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações