Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/04/2022 09:15 - INSTITUCIONAL

TRF1 inaugura Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região

Crédito: Rafael Victor Rosa LealINSTITUCIONAL: TRF1 inaugura Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região

Em solenidade realizada nessa quarta-feira, dia 6 de abril, no Espaço Multiuso da Divisão de Gestão da Informação, Jurisprudência e Biblioteca (Digib), na sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF, o presidente da Corte, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, inaugurou o LabJF1 - Laboratório de Inovação da Justiça Federal da 1ª Região.

Após o diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Carlos Frederico Maia Bezerra, fazer a leitura da ata de inauguração, descerraram a placa de instalação do Laboratório de Inovação da JF1 o presidente da Corte, acompanhado do secretário-geral da Presidência e coordenador do LabTRF1, juiz federal Cleberson José Rocha, e do coordenador do Núcleo de Gestão de Precedentes e Ações Coletivas (NugepNac), juiz federal Roberto Carvalho Veloso.

O presidente do TRF1, I’talo Fioravanti Sabo Mendes, destacou a importância do trabalho colaborativo de todo o corpo funcional da Justiça Federal da 1ª Região. “Ninguém faz nada sozinho. Todos fazemos de braços dados em prol de um bem maior, é assim que se constroem sonhos, e o Laboratório de Inovação é um sonho que se concretiza”, afirmou o magistrado.

Na ocasião, o presidente I’talo homenageou a servidora Wânia Marítiça Araújo Vieira, diretora da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge) do TRF1, que se despede do TRF1 no próximo dia 18 de abril, incluindo o seu nome na ata de inauguração do LabJF1. “O Laboratório de Inovação para mim, acima de tudo, rompe barreiras e paradigmas. Por isso, quis homenagear Wânia Marítiça, que sempre pensou estrategicamente pelo Tribunal”, congratulou-se com a gestora.

O desembargador federal ressaltou, ainda, a possibilidade de que todos os servidores que tomem posse no TRF1 tenham um breve período de estágio no LabJF1 “para que eles possam trazer de fora novas ideias que vão construir o Tribunal”, enfatizou.

Membros do LabJF1 - Nesse mesmo dia, por meio da Portaria Presi 158/2022, o presidente I’talo Fioravanti Sabo Mendes designou os membros para integrar o Laboratório de Inovação da JF1.

À frente do LabJF1, como coordenador, o juiz federal secretário-geral da Presidência, Cleberson José Rocha, e os seguintes consultores fixos: o juiz federal integrante do Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao 1º Grau de Jurisdição, Bruno César Bandeira Apolinário; o juiz federal coordenador do NugepNac, Roberto Cardoso Veloso; o diretor da Divisão de Informações Negociais e Estatística (Diest), Gustavo Stênio Silva e Sousa; o assessor da Secretaria de Planejamento Orçamentário (Secor), Fábio João Gaudine Costa; a supervisora da Seção de Retenção do Conhecimento (Seret), Marta Niemeyer Borges de Andrade; o diretor da Coordenadoria de Sistemas da Informação (Cosis), Marcos Barbosa Andrade; o diretor da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint), Bento Gomes Barbosa Júnior; o diretor do NugepNac, Ricardo Teixeira Marrara; o chefe da Assessoria de Projetos de Suporte e Fomento à Atividade Judicial (Asfaj), Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto, e a diretora do Núcleo de Informação e Biblioteca (Nuibi), Verônica Bicudo de Castro Azambuja.

Para o coordenador do LabJF1, esse foi um evento histórico para o Tribunal, além de uma conquista histórica para a Justiça Federal da 1ª Região. Cleberson José Rocha destacou o papel da inovação para o serviço público, com aplicação de técnicas e práticas disruptivas: “Todas as práticas são revolucionárias, e no serviço público elas ganham uma dimensão estratégica e mais eficiente. A inovação vem atender e permitir que o serviço público ganhe um salto de eficiência por meio dessas práticas disruptivas”, explicou o magistrado.

O coordenador do Núcleo de Gestão de Precedentes e Ações Coletivas (NugepNac), Roberto Veloso, falou sobre o posicionamento estratégico do LabJF1 na Biblioteca do Tribunal, espaço de produção de conhecimento de ideias a fim de melhorar o ambiente de trabalho. “Aqui é um local onde as ideias devem fluir para a solução dos problemas, onde nós devemos discutir, aprimorar e aplicar as ideias”, afirmou.

Participaram da solenidade: o juiz federal em auxílio à Presidência Henrique Gouveia da Cunha; os juízes federais em auxílio à vice-presidência Eduardo Morais da Rocha e Marcio Sá Araújo; o juiz federal integrante do Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao 1º grau de jurisdição Bruno César Bandeira Apolinário; o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da JF1 Newton Pereira Ramos Neto; os juízes federais Alexandre Buck Medrado; Pablo Zuniga Dourado; Francisco Renato Codevila; o diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) e juiz federal Marcelo Velasco Albernaz.

Sobre o LabJF1 - Modelo inovador de gestão administrativa, o LabJF1 foi instituído, no último dia 31 de março, mediante a Portaria Presi 130/2022, com foco no uso intensivo de tecnologias para promover soluções inovadoras no tratamento das demandas judiciais, utilizando a criatividade como ferramenta para explorar novas ideias e metodologias que permitirão a realização de estudos, pesquisas, projetos e programas que propiciem a resolução de problemas complexos.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações