Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/04/2022 08:30 - INSTITUCIONAL

Inaugurado Auditório Ministro Xavier de Albuquerque na SSJ de Tabatinga/AM

Crédito: Andréa Silveira/ SJAMINSTITUCIONAL: Inaugurado Auditório Ministro Xavier de Albuquerque na SSJ de Tabatinga/AM

No dia 5 de abril, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, e o diretor do foro da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM), juiz federal Ricardo Augusto Campolina de Sales, inauguraram o Auditório Ministro Xavier de Albuquerque na sede da Subseção Judiciária de Tabatinga.

O presidente da Corte Regional destacou a importância da homenagem ao ministro Francisco Manoel Xavier de Albuquerque e da presença da Justiça Federal nas regiões fronteiriças do nosso País: “A presença da União e do Estado brasileiro nas regiões de fronteira é de extrema importância, pois mostra ao cidadão que ele não está desamparado na busca de seus direitos. E esse é o nosso compromisso: levar a justiça para os locais mais distantes para que o cidadão brasileiro possa sentir-se dignificado”, afirmou.

O diretor do foro da SJAM ressaltou a carreira do ministro Xavier de Albuquerque, amazonense que se notabilizou na carreira jurídica desde o tempo em que lecionou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) até a sua nomeação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ricardo Campolina enalteceu a visão estratégica do Tribunal ao apoiar a construção do espaço na região da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru. “A inauguração do auditório consolida a atuação da Justiça Federal em Tabatinga, visto que completa a estrutura do prédio da subseção que conta com instalações modernas, alojamento para servidores e agora com um espaço que pode ser utilizado para a realização de sessões do júri, audiências que necessitem de um espaço maior, além de servir à comunidade de Tabatinga com o estreitamento dos laços com as instituições que aqui se fazem presentes”, afirmou.

Ainda durante a solenidade, o servidor Ricardo Lobato leu mensagem enviada pelo juiz federal Bruno Hermes Leal, que atuou na Subseção de Tabatinga e acompanhou de perto a construção do auditório. Em seguida, houve a projeção de um vídeo com mensagem do diretor da Subseção Judiciária de Tabatinga, juiz federal Fabiano Verli, que não pôde estar presente.

O auditório é amplo com capacidade para uma plateia de 72 pessoas, possui sistema de ar condicionado e sonorização.

Como parte da agenda, o presidente I’talo Fioravanti Sabo Mendes fez visita protocolar ao Comando de Fronteira Solimões. O magistrado foi recebido pelo Major de Infantaria Felipe Queiroz, que, na ocasião, estava à frente do comando. Como parte da programação, o presidente do TRF1 conheceu a atuação do Exército na tríplice fronteira, realizou visita guiada ao Parque Zoobotânico da unidade militar e participou de um almoço oferecido pelo comandante.

Homenagem - A homenagem póstuma ao amazonense e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Xavier de Albuquerque deu-se por sua atuação ímpar no Poder Judiciário brasileiro, que, além de ocupar a cadeira de presidente do STF, atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi procurador-geral da República. O ministro Xavier de Albuquerque é o único amazonense a chegar à Suprema Corte.

SJAM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações