Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/04/2022 08:20 - INSTITUCIONAL

Subseção Judiciária de Juazeiro/BA inaugura nova sede com mais acessibilidade e segurança

Crédito: SJBAINSTITUCIONAL:  Subseção Judiciária de Juazeiro/BA inaugura nova sede com mais acessibilidade e segurança

A Subseção Judiciária de Juazeiro na Bahia está em nova sede. As instalações foram inauguradas na última sexta-feira, 1º de abril, em cerimônia reservada a poucos convidados por conta das restrições relativas à pandemia de Covid-19. O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) César Jatahy participou da solenidade representando o presidente da Corte Regional, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes. Também participaram o juiz federal diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia, Fábio Moreira Ramiro; o juiz federal Dirley da Cunha Júnior, ex-diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia, além do juiz diretor da Subseção Judiciária de Juazeiro, Wagner Mota Alves de Souza, entre outras autoridades.

O terreno da nova sede possui extensão de 1.992,42 m², sendo 858,24 m² de área construída, e dispõe de garagem privativa com vagas para 24 veículos e mais 15 vagas destinadas ao público externo. O imóvel foi projetado e construído especialmente para proporcionar mais acessibilidade, conforto e segurança na prestação do atendimento jurisdicional aos cidadãos juazeirenses.

De acordo com o juiz-diretor da Subseção Judiciária de Juazeiro, Wagner Mota Alves de Souza, a unidade presta jurisdição não apenas a Juazeiro, mas a outros oito municípios, sempre atuando com base nos princípios constitucionais. “A Justiça Federal está empenhada em bem servir e garantir à sociedade a prestação jurisdicional acessível, segura, efetiva e em tempo razoável, fazendo respeitar o estado democrático de direito e os mais caros fundamentos da nossa República Federativa do Brasil. Nossa Subseção persegue essa meta exercendo sua jurisdição no vale do São Francisco e no entorno, pois, além de Juazeiro, nossa atividade jurisdicional alcança mais oito municípios como Sobradinho, Remanso, Curaçá. Atendemos a uma população estimada em 525 mil pessoas, segundo dados do IBGE de 2020”, pontuou.

O diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia, Fábio Moreira Ramiro, destacou a importância da cidade de Juazeiro. “Juazeiro é cidade símbolo do Estado da Bahia e do Nordeste brasileiro, e a Subseção sempre recebeu magistrados comprometidos com a Justiça”, afirmou.

Em seu discurso, o desembargador federal César Jatahy falou dos benefícios da sede inaugurada para melhorar a prestação da Justiça. “O objetivo principal desta nova sede é servir como um local de aproximação da comunidade juazeirense ao Judiciário Federal a fim de melhorar cada dia mais a prestação jurisdicional. Não foi sem razão, pois, que o TRF1 se empenhou para a construção deste belo edifício. A Subseção de Juazeiro tinha como sede um imóvel adaptado em um galpão alugado, e o prédio já não atendia adequadamente às necessidades da Subseção, enfrentando cotidianamente problemas relacionados a critérios de acessibilidade às pessoas com necessidades especiais e de segurança. A partir de agora, o cidadão terá amplo conhecimento do funcionamento e da competência da Justiça Federal, impedindo, assim, qualquer demanda reprimida pelo desconhecimento do seu alcance. Dessarte, o que ora se propõe vem ao encontro da forma de atuação desta Justiça no anseio de melhor servir e esclarecer aos seus usuários e à comunidade em geral o funcionamento do Judiciário. Com isso, estaremos valorizando a cidadania e desmistificando a Justiça Federal ao aproximá-la ainda mais do cidadão”, ressaltou.

A nova sede está situada no Bairro Piranga próximo ao acesso da Rodovia do Salitre, 647. O imóvel foi construído especificamente para atender às necessidades da Justiça Federal da Bahia, garantindo a completa adequação de suas instalações aliada ao cumprimento de todas as normativas de Arquitetura e Engenharia do TRF1, inclusive no que diz respeito ao total atendimento dos critérios de acessibilidade e de segurança.

APS, com informações da SJBA.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações