Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/03/2022 08:20 - INSTITUCIONAL

Bahia vai sediar o Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe

INSTITUCIONAL:  Bahia vai sediar o Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), vai realizar, nos dias 11 e 12 de abril, o Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe, que visa ao aprimoramento da justiça criminal. O Coplad é um programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD).

Devido às medidas de segurança ainda vigentes por conta da pandemia, o evento presencial contará somente com 130 pessoas, e as vagas serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição, até o dia 5 de abril. Os demais interessados poderão assistir ao evento de forma on-line, pelo canal do TJBA no YouTube. A inscrição para participação presencial dever ser feita clicando aqui, e a on-line clicando aqui.

O evento contará com renomados conferencistas do Brasil e do exterior e será no auditório do Edifício-Sede da PJBA, em Salvador/BA. O apoio é da Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) e do Banco de Brasília (BRB), e a assistência institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Esse é o primeiro fórum no continente americano a tratar do binômio segurança e desenvolvimento humano. O objetivo é estabelecer compreensivas perspectivas de políticas públicas, na forma de construção global e transnacional da governança, em sintonia com os valores da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em busca de sociedades mais justas, pacíficas, inclusivas e solidárias.

O evento contempla, ainda, o planejamento multilateral da segurança com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, criando oportunidades para o desempenho proativo da educação, do esporte, do crescimento econômico, da mobilidade social e do bem-estar das pessoas na família e na comunidade.

Universidade - Cabe ressaltar a conexão prática entre o Fórum e a criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas, que está sendo estruturada pela ONU e terá sede no Brasil. A proposta de implantação da Universidade foi elaborada ao longo de 11 anos e foram realizadas várias reuniões técnicas na capital baiana para sua efetivação.

Nesse sentido, será apresentado, durante o Fórum, o Projeto Novo Mundo - Novos Talentos, criado para promover políticas públicas de vinculação do esporte com o progresso da cidadania, sobretudo em comunidades carentes, criando oportunidades para crianças e jovens fortalecerem os seus talentos em modalidades como futebol, handebol, voleibol ou basquetebol - e amparados pela parceria global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Haverá ainda a apresentação de projeto inovador relacionado a boas práticas de escolas de comunidades carentes, que traz o modelo da Escola Germinare, Escola de Negócios com padrão diferenciado voltado à inclusão social, à capacitação e à profissionalização de crianças e jovens de comunidades na cidade de São Paulo.

Nos dois dias, os expositores abordarão outros cinco temas: Crimes Cibernéticos; A Internacionalização da Magistratura; O Sistema Multilateral da ONU para Gerar Compromissos e Soluções Inovadoras aos Desafios das Políticas Públicas Globais; Lidar com Conflitos de Interesse e Denúncias na Governança da Administração Pública e Setores Privados; Prisão e Modernas Alternativas Penais.

Os temas escolhidos envolvem o planejamento de abordagens que devem destacar a necessidade da eficácia universal das normas, dos princípios e das plataformas das Nações Unidas a fim de reforçar as dimensões multilaterais dos direitos humanos, das liberdades fundamentais e da dignidade dos povos na América Latina.

Veja aqui a programação completa do evento.

PG, com informações do TJBA.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações