Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/03/2022 12:14 - INSTITUCIONAL

Juiz federal fala sobre desafios da conciliação em casos complexos em palestra no Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal do DF

INSTITUCIONAL: Juiz federal fala sobre desafios da conciliação em casos complexos em palestra no Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal do DF

“A Atuação do Conciliador em Processos Complexos: O caso da Serra da Canastra” - esse foi o tema da palestra apresentada na última sexta-feira, 18 de março, pelo juiz federal Bruno Augusto Santos de Oliveira, da Subseção Judiciária de Passos/MG, na primeira edição do Projeto Conciliação em Debate: Técnicas Avanços e Inovações, promovido pelo Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal do Distrito Federal (Cejuc-DF).

O evento on-line contou com participantes de diversas regiões do País e foi voltado para os conciliadores. A palestra foi transmitida pela plataforma Teams e pelo canal do TRF1 no YouTube. O apoio institucional foi da Rede de Inteligência e Inovação da 1ª Região, do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon) e da Diretoria do Foro da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Na abertura, a coordenadora do Cejuc/DF, juíza federal Rosemayre Gonçalves de Carvalho, ressaltou que o projeto busca difundir a cultura da conciliação como melhor caminho para resolução dos conflitos. "Temos o desejo de que não apenas os preceitos e as técnicas, mas a filosofia de vida que é a conciliação chegue ao maior número possível de pessoas e seja por todos utilizada", afirmou.

Em sua palestra, o juiz federal apresentou três casos de conciliação ocorridos na jurisdição da Justiça Federal em Passos - o pedido de remoção da estátua de São Francisco, um embate entre Furnas e alguns municípios e os conflitos relacionados ao Parque da Serra da Canastra.

O palestrante retratou múltiplas dimensões dos conflitos complexos e de caminhos possíveis para a conciliação, bem como espaços possíveis para o conciliador em tais casos. "O conflito complexo desafia nossa própria noção de tempo, espaço e verdade. E a conciliação, um sistema de navegação que sabemos onde começa, mas não como termina, pode deflagrar um ciclo virtuoso em detrimento de um ciclo de violência", observou.

Ele contou que o caso do Parque da Serra de Canastra foi publicado como case de conciliação de sucesso na 2ª edição do livro Designing Systems and Processes for Managing Disputes, uma publicação da Universidade de Harvard ainda não traduzida para o português.

O magistrado levantou a questão dos atributos necessários para gestão e conciliação em conflitos sensíveis de alta complexidade, com a retomada do valor humano de todos os integrantes - não só das partes, mas também dos envolvidos no processo.

Veja aqui a íntegra da palestra.

PG, com informações da Ascom da SJDF.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações