Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/03/2022 08:50 - INSTITUCIONAL

Auditoria Interna do TRF 1ª Região atinge nível Avançado de Qualidade

INSTITUCIONAL: Auditoria Interna do TRF 1ª Região atinge nível Avançado de Qualidade

Conforme demonstram os resultados das avaliações, de monitoramento¿contínuo, realizadas durante o exercício de 2021, a Secretaria de Auditoria Interna (Secau) do TRF 1ª Região enquadra-se, atualmente, no nível 5 - Avançado - de qualidade, o que significa que as práticas de auditoria são realizadas de acordo com normas e padrões definidos, e os mecanismos e instrumentos utilizados pela equipe são suficientes e atendem plenamente às necessidades dos envolvidos.

As avaliações promovidas pela Secau fazem parte do Programa de Qualidade de Auditoria da Justiça Federal (PQA-JF), instituído pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio da Resolução CJF 678, de 30/11/2020. O programa é desenvolvido por meio de¿monitoramentos e avaliações - contínuas e periódicas - da qualidade dos trabalhos de Auditoria Interna com o propósito de identificar oportunidades de melhoria.

A metodologia adotada utiliza como referência a estrutura Internal Audit Capability Model (IA-CM), do Instituto dos Auditores Internos (IIA) e busca avaliar a conformidade da atividade de Auditoria Interna às Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, assim como a observância do Código de Ética do Auditor Interno da Justiça Federal, instituído na Resolução CJF n. 653, de 7 de agosto de 2020, por parte dos auditores.

Além desse monitoramento contínuo, o PQA-JF também prevê avaliações periódicas, a cada biênio, para mensurar o nível de capacidade de qualidade de Auditoria Interna. Na primeira avaliação periódica, em fevereiro de 2022, a Secau enquadra-se no Nível de Capacidade 4 - Gerenciado - de qualidade, o que indica que a Auditoria Interna do TRF1 integra as informações disponíveis na organização para contribuir com o aperfeiçoamento da governança e do gerenciamento de riscos.

O Relatório de Resultados do Programa de Qualidade de Auditoria propõe, ainda, ações para melhoria da atividade de Auditoria Interna no âmbito do Tribunal, com base nos critérios objetivos mensurados e nos comentários apresentados por auditores e dirigentes do Tribunal no curso das avaliações aplicadas.

Para a diretora da Secau, Marília André da Silva Meneses Graça, “a colaboração dos gestores do TRF1, que dedicaram seu tempo para participarem das diversas avaliações realizadas em 2021, foi muito importante para obtenção do resultado expressivo”.

Secau/LC.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações