Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/03/2022 08:20 - INSTITUCIONAL

Levantamento de novas necessidades da Corte irá subsidiar atualização de projetos da nova sede do TRF1

INSTITUCIONAL: Levantamento de novas necessidades da Corte irá subsidiar atualização de projetos da nova sede do TRF1

Em prosseguimento ao Programa Integrado para Retomada de Obras (Destrava), de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Ministério Público e o Poder Executivo, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) iniciou, no mês de fevereiro, o levantamento das novas necessidades acerca das obras de sua nova sede. Esse levantamento está sendo feito junto aos 17 grupos focais de trabalho, formados por representantes das unidades da Corte, com o intuito de subsidiar a atualização dos projetos da obra.

Nesse contexto, na última sexta-feira, dia 4 de março, as unidades que compõem os grupos focais 4 e 5, se reuniram, por meio da plataforma Teams, com a arquiteta representante da empresa contratada para atualizar os projetos da obra, a Umpraum Arquitetos Associados, Cláudia Patterson. Os encontros são organizados pela Coordenadoria de Obras da Nova Sede (Coobs) da Secretaria de Gestão Administrativa (SecGA) do TRF1.

A continuidade das reuniões com os grupos focais foi uma determinação do diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, na última reunião com a Coobs, realizada no dia 15 de fevereiro, em que o Tribunal confirmou a intenção de participar do projeto Destrava. Na ocasião, o diretor-geral reiterou que, diante da nova conjuntura em que está inserido o Tribunal, o aumento do número de desembargadores federais, justifica o levantamento de novas necessidades para atualizar os projetos arquitetônicos e complementares da obra da obra da Nova Sede. E, desde então, os grupos 3, 4, 5, 7, 8, 15, 16 e 17 já participaram dos encontros.

Grupos focais - Para fazer o levantamento e a fim de definir os espaços fundamentais para o desenvolvimento das atividades exercidas pelo TRF1, foram selecionados 17 grupos focais, formados por representantes das unidades do Tribunal, na seguinte composição:

Grupo 1, Plenário, Corte Especial, Presidência, Vice-Presidência, Desembargadores Federais, Corregedoria Regional; Grupo 2, Coordenação do Sistema de Conciliação da 1ª Região, Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais, Gabinete do Desembargador Diretor da Revista do TRF1, Escola de Magistratura Federal da 1ª Região; Grupo 3, Secretaria de Auditoria Interna; Grupo 4, Secretaria-Geral da Presidência (I); Grupo 5, Secretaria- Geral da Presidência (II); Grupo 6, Diretoria- Geral da Secretaria ; Grupo 7, Secretaria de Governarça, Gestão Estratégica e Inovação; Grupo 8, Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro; Grupo 9, Secretaria Judiciária (I); Grupo 10, Secretaria Judiciária (II); Grupo 11, Secretaria de Gestão de Pessoas (I); Grupo 12, Secretaria de Gestão de Pessoas (II); Grupo 13, Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin); Grupo 14, Secretaria de Bem-Estar Social e Saúde; Grupo 15, Secretaria de Gestão Administrativa (I); Grupo 16, Secretaria de Gestão Administrativa (II); Grupo 17, Secretaria de Gestão Administrativa (III).

Programa de Necessidades - Esse levantamento de informações integra o Programa de Necessidades do Conselho da Justiça Federal (CJF) e compreende a elaboração de um documento técnico que descreve os ambientes e os elementos construtivos necessários ao atendimento das atividades exercidas pela organização, que norteia os projetos arquitetônicos, os estudos de viabilidade orçamentária, econômica e construtiva, bem como a verificação de adequação de imóveis aos objetivos do órgão.

De acordo com a arquiteta representante da Umpraum, desde a aprovação do projeto da Nova Sede do TRF1, em 2007, já se passaram 15 anos, “o TRF1 tem passado por muitas alterações na sua organização, na sua estrutura funcional e nós entendemos que este é um momento interessante para repensar o Tribunal, no sentindo de conhecer novamente as suas estruturas, e, posteriormente, elaborar o Programa de Necessidades da Corte”.

Segundo Claudia, que já trabalhou no CJF e participou do desenvolvimento dos programas de necessidades de outros tribunais, o projeto da Nova Sede do TRF1 foi pensado para um momento e condizia com um cenário específico, porém, agora precisa ser retomado, levando em conta o momento e condições atuais.

“O aumento do número de desembargadores traz um impacto significativo para o projeto e, ao mesmo tempo, nós queremos entender como é esse impacto, como são as atividades de cada unidade, quais as reais necessidades de cada setor”, explicou a arquiteta.

Entre os pontos apresentados nas reuniões estão: a estrutura organizacional de cada unidade, as atividades desempenhadas, as condições para o trabalho, as interações entre setores e sugestões de melhorias. Além do encontro, as unidades responderam um Questionário de Levantamento de Necessidades, que também servirá de subsídio à obtenção de dados para o processo de atualização dos projetos para a Nova Sede do TRF1.

Outras reuniões com os grupos focais restantes estão agendadas a fim de debater as necessidades específicas de cada unidade: dia 8 de março, às 16h, grupo 1; dia 9, às 8h30 e às 10h30, grupos 10 e 9, respectivamente; dia 10, às 14h, grupo 11 e dia 11, às 14h e às 16h, grupo 12 e grupo 2, respectivamente.

RF, com informações do CJF.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações