Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/03/2022 14:30 - INSTITUCIONAL

Resultados de desempenho do PLS em 2021 são apresentados ao novo presidente da Comissão Gestora

INSTITUCIONAL: Resultados de desempenho do PLS em 2021 são apresentados ao novo presidente da Comissão Gestora

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) encerrou 2021 com todas as metas propostas pelo Plano de Logística Sustentável (PLS) para o ano cumpridas, o que incluiu o bom desempenho na redução de consumo e na manutenção do consumo necessário sem aumentos, e também na participação dos servidores em ações do plano e na implementação de ações e indicadores de sustentabilidade e equidade.

Esse bom desempenho foi objeto da apresentação do relatório de desempenho do ano de 2021 ao novo presidente da Comissão Gestora do PLS (CGPLS), juiz federal Cleberson Jose Rocha, secretário-geral da Presidência, realizada no dia 25 de fevereiro pelo supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão, Carlos Domingues de Jesus. O relatório de desempenho será encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça na primeira quinzena do mês de março.

Ao iniciar 2022 com 100% das metas do ano anterior cumpridas, o TRF1 mantém a série histórica de cumprimento de mais de 90% de todas as metas desde o início do PLS em 2015. Assim, ao longo dos anos, vem reduzindo substancialmente o consumo de insumos com relação direta a impactos ambientais, tais como papel, copos descartáveis, embalagens plásticas, suprimentos de impressão, bem como os gastos com energia elétrica e consumo de água e esgoto, entre outros. Além disso, o PLS prevê ações de capacitação e conscientização, cuja promoção, bem como a participação dos servidores, vem aumentando gradativa e constantemente.

O supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental destacou que os resultados positivos alcançados pelo órgão têm forte relação com os esforços do Tribunal para a virtualização dos processos físicos, que resultou na digitalização quase total de seu acervo. Além disso, o trabalho remoto adotado em larga escala pelo TRF1 durante a pandemia da Covid-19 teve grande influência nos resultados de 2021, em que as metas foram adequadas para possibilitar o cumprimento no cenário de incertezas provocadas pela pandemia.

Como o PLS não prevê apenas ações no sentido de melhoria ambiental e econômica, o TRF1 também apresentou bons resultados nas metas de cunho social, especialmente na implementação do indicador de equidade. Esse indicador mensura o grau de equidade de gênero no Tribunal, inclusive em relação à distribuição de cargos e funções comissionadas. Em 2021, o indicador apresentou equilíbrio entre os servidores do Tribunal, considerando que, no percentual de servidores, 48,69% são mulheres e elas também representam 50,87% dos cargos comissionados e 53,01% das funções comissionadas.

Ao final da apresentação, o presidente da comissão do PLS, juiz federal Cleberson Jose Rocha, que recentemente assumiu a Presidência do grupo e estará à frente dos trabalhos junto à Comissão, parabenizou a equipe e todo o corpo do Tribunal pelos resultados alcançados, que seguirão sendo monitorados para que o órgão avance cada vez mais.

Os números por trás do desempenho - Os gráficos e tabelas com os números de consumo e comparativo com os anos anteriores serão disponibilizados na divulgação do relatório de desempenho, que ficará acessível na aba Institucional > Gestão Socioambiental > Relatório de Desempenho do PLS, no portal do TRF1.

Entre os valores, merecem destaque a redução de 71% de resmas de papel em relação ao ano de 2019, resultando na diminuição de consumo de mais de 9 mil resmas; a redução de 51% em relação a 2019 dos suprimentos de impressão (cartuchos de toner e tinta, fitas de impressão) e a redução de 46% do consumo de água.

Avaliação do IASA - Segundo o relatório de desempenho, em 2021, a avaliação do órgão aferida pelo Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração (IASA) aumentou para a 1ª Região e se mantém estável, na escala de 0 a 3, em 1,98. Em comparação ao IASA da Administração Pública Federal e dos Três Poderes, publicado em 2017 pelo TCU, o resultado obtido em 2020 pela 1ª Região a coloca acima da Administração Pública Federal (IASA 1,64), do Poder Executivo (IASA 1,61) e do Poder Judiciário (IASA 1,69), ficando abaixo apenas da avaliação obtida pelo Poder Legislativo (IASA 2,12).

O IASA foi concebido pelo TCU para avaliar a gestão da sustentabilidade da Administração Pública Federal. O resultado total e individualizado do índice do Tribunal e das seccionais também é disponibilizado no portal do TRF1, pelo menu Institucional > Gestão Socioambiental > IASA.

O PLS - O Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (PLS-TRF1) é o instrumento de gestão socioambiental do Tribunal, vinculado à Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região (Resolução CNJ 201/2015), que dispõe sobre a gestão socioambiental nos órgãos do Poder Judiciário. O PLS busca criar critérios de sustentabilidade pensando cada vez mais no meio ambiente e na reutilização, evitando o desperdício e os impactos negativos na natureza.

A gestão socioambiental é apoiada em três pilares: ambiental, social e econômico, com foco na redução do impacto ambiental, na redução do desequilíbrio social e no aumento do bem-estar da sociedade e da eficiência na gestão dos recursos orçamentários.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações