Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/02/2022 08:20 - INSTITUCIONAL

Avanços em inovação tecnológica marcam um ano do Programa Justiça 4.0 do CNJ

INSTITUCIONAL: Avanços em inovação tecnológica marcam um ano do Programa Justiça 4.0 do CNJ

O Programa Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) completou um ano, em janeiro de 2022. Desde o seu lançamento, diversos avanços na agenda de transformação digital do Judiciário estão integrando os tribunais de todo o país, como destacou o “Balanço 1 ano de Justiça 4.0”.

Fruto de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho da Justiça Federal (CJF), o Justiça 4.0 conta, ainda, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

São quatro eixos de atuação: inovação e tecnologia para desenvolver soluções disruptivas e melhorar a prestação de serviço; gestão de informações e políticas judiciárias para fortalecer a promoção de direitos humanos; prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; e fortalecimento de capacidades institucionais.

Nesse contexto, o programa já conta com 100% da adesão dos conselhos, tribunais superiores, tribunais federais e trabalhistas do país. Quase todos os tribunais estaduais (96%) já aderiram.

Em relação aos avanços já conquistados, o Justiça 4.0 destaca-se pelo saneamento da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud); a elaboração dos planos de ação para a integração de cada órgão ao Programa e à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ); o desenvolvimento do Codex, que fornece dados estruturados e conteúdo textual de documentos em um grande repositório que poderá ser usado tanto em modelos de inteligência artificial quanto para o fornecimento de evidências e o apoio à formulação de políticas judiciárias e o desenvolvimento do Sniper, que permitirá cruzar informações de bases de dados e destacar vínculos societários, patrimoniais e financeiros entre pessoas físicas e jurídicas, em uma visualização em grafo.

Confira os destaques do Programa Justiça 4.0 na publicação especial de um ano.

Programa Justiça 4.0 na 1ª Região - O Tribunal Regional Federal da 1ª Região aderiu oficialmente ao Programa Justiça 4.0 em 23 de junho de 2021, por meio do Termo de Cooperação Técnica 28 celebrado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), e, assim, deu mais um passo em busca do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, tornando-a mais célere e eficaz.

Com o Acordo, os tribunais participantes unem forças para o desenvolvimento e o uso colaborativo de produtos, projetos e serviços do “Programa Justiça 4.0 - Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”.

RF, com informações do CNJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações