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03/02/2022 08:50 - INSTITUCIONAL

Compartilhar para crescer: SJMT cria comunidade para troca de informações entre usuários do PJe

INSTITUCIONAL: Compartilhar para crescer: SJMT cria comunidade para troca de informações entre usuários do PJe

Desde a implementação na Justiça Federal da 1ª Região, em 2014, o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) se mostrou uma solução moderna, segura e transparente. Mas, como toda novidade, o sistema gerou dúvidas entre os usuários.

Para sanar a demanda por informações sobre a melhor forma de atuar dos usuários frente ao novo sistema, em 2016, a Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) lançou o “Manual PJe”: um documento que descreve as principais rotinas e traz dicas sobre a utilização do sistema.

Com o passar dos anos e com a expansão do PJe para todas as varas de Cuiabá e das subseções judiciárias de Mato Grosso, o Manual evoluiu para um workshop virtual, em razão da necessidade de capacitar os servidores para utilizarem a ferramenta de forma eficaz e entenderem o fluxo referente a execuções.

Ministrado pela então servidora Lígia Maciel Moura - supervisora da Seção de Modernização Administrativa (Semad) da SJMT à época -, o curso ocorreu em novembro de 2020, com cinco dias de palestras temáticas por meio do Teams, e contou com a participação média de 50 servidores por dia.

Na ocasião, foi lançada a forma mais moderna do Manual PJe: uma comunidade no Teams onde usuários podem compartilhar dúvidas e responder aos questionamentos dos colegas sobre a utilização do sistema.

PJe Comunidade - A PJe Comunidade foi criada com o objetivo de centralizar, de forma didática, toda a documentação e orientação disponível sobre PJe de forma concatenada ao usuário final. Nela, os participantes podem trocar informações e experiências em graus diferentes de expertise.

A iniciativa se mostra uma ferramenta mais eficaz que o manual em PDF, criado em 2016, por ser mais dinâmica e possibilitar interação e evolução em tempo real.

De acordo com Lígia Maciel, o diferencial da PJe Comunidade “é a estruturação do conteúdo: cada rotina virou um canal. Os usuários podem ler e deixar suas dúvidas no canal Geral, onde são respondidos por moderadores com o link de acesso ao conteúdo, que é atualizado à medida em que o sistema recebe novas versões”.

Para Lígia, a Comunidade demonstra a versatilidade do Teams, pois, mais do que um sistema de chats, a ferramenta permite a estruturação do conhecimento e o compartilhamento de informações de maneira simples e em tempo real.

Atualmente, o grupo conta com quase 250 membros. Para participar, basta fazer login no Teams e clicar no link a seguir:

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a44a3f1277b41477e9fdd6215949956fd%40thread.tacv2/conversations?groupId=82876165-d782-4267-a0b2-de368affe767&tenantId=963819f6-e1a3-491c-a1cc-5096f914cf4b.

Compartilhar para crescer - Essa é mais uma matéria da série “Compartilhar para crescer”, que divulga iniciativas planejadas para a execução da estratégia da Justiça Federal da 1ª Região, que possam ser compartilhadas com as demais Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região.

LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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