Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/01/2022 08:50 - INSTITUCIONAL

Você sabia que o Projeto Aprimora-Pro encerrou 2021 com 100% de execução?

INSTITUCIONAL: Você sabia que o Projeto Aprimora-Pro encerrou 2021 com 100% de execução?

Em resposta à necessidade de realizar melhorias nos processos críticos de trabalho de maneira permanente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) desenvolveu, por meio da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge), o projeto Aprimora- Pro - Aprimoramento do Gerenciamento de Processos Críticos -, a fim de identificar e gerir pontos fracos e riscos, além de registrar o conhecimento produzido na Corte, através do mapeamento dos seus processos críticos.

A demanda da preservação do conhecimento do Tribunal foi um ponto levantado pelo Comitê de Gestão do Conhecimento (Cogecon), ainda em setembro de 2020, em reunião realizada pelo grupo e que contou com a participação da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple).

A partir desse encontro, os membros do Cogecon e da Diple definiram que o projeto reuniria três seções para realização conjunta de atividades interdependentes: gestão do conhecimento, a ser realizada pela Seção de Retenção do Conhecimento (Seret); gestão de riscos, sob a responsabilidade da Seção de Monitoramento da Gestão de Riscos (Semor) e a gestão de processos de trabalho, que será realizada pela Seção de Análise e Melhoria dos Processos de Trabalho (Seamp).

Entre o tempo de desenvolvimento do projeto, que começou a ser pensado em setembro de 2020, e sua total execução decorreram 15 meses, segundo informou a supervisora da Semor, Fabiana Garcia Cavalcante, “o projeto foi devidamente concluído em 31 de dezembro de 2021”.

De acordo com o Relatório de Acompanhamento do Projeto (RAP), disponível no Processo SEI nº 0026904-50.2020.4.01.8000, em dezembro de 2021, o percentual de Execução Acumulado do Projeto (EAP) chegou a 100%.

A estimativa inicial do projeto era mapear 14 processos críticos das unidades do Tribunal, contudo “devido ao engajamento das unidades administrativas, o Aprimora- Pro ultrapassou a estimativa”, afirmou a supervisora da Semor.

Processo autuados e relacionados ao Projeto Aprimora- Pro:

Nr. Processo SEI
Ficha de Mapeamento de Processo Crítico
Setor
Gestão de Riscos
Semor/Diple/Secge
Capacitação de Magistrados
Esmaf
Processos recepcionados pelo portal Ouvidoria com trâmite pelo Sistema SEI
Seouv/Diges
Correição Geral Ordinária
Coger
Movimentação de cargos de servidores
Dilep e Dicap/SecGP
Gestão de Iniciativas Estratégicas
Sempe/Diple/Secge
Provimento de Cargo Vago - nomeação
Dicap
Gestão de Processos Críticos
Seamp/Secge
Gestão orçamentária e financeira
Dipla/Secor
Organização de mutirões e juizados itinerantes
Cojef
Liberação de Acesso de Assinatura - Usuário Externo
Nupae
Processo de Gerenciamento de Inscrição nos Cursos promovidos pelo CEDAP
CEDAP
Processamento de processos físicos (PJE)
Cojef
Gestão do conhecimento
COGECON
Auditoria Interna
Secau
Macroprocesso de software
Segsi
Gestão do portal internet do TRF 1ª Região
Seceb
Gerenciamento de Incidentes de Segurança da Informação
Sesei
Gestão do Acervo Judicial
Dirad
Fiscalização - PAD
Nupad

Ainda segundo Fabiana, “a metodologia apresentada pelo Projeto Aprimora-Pro mostrou-se eficaz para o registro de conhecimento, identificação e gerenciamento de riscos, bem como, implementação de melhorias nos processos críticos, tendo em vista a possibilidade de monitoramento de riscos, pontos fracos nas etapas dos processos, além da instituição e desenvolvimento de controles internos”, afirmou a supervisora.

Por isso, a recomendação da Semor é que “a partir de 2022 as unidades administrativas continuem utilizando a metodologia apresentada para mapeamento dos processos críticos, gerenciamento de riscos e implementação das melhorias”, concluiu a supervisora.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações