Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/12/2021 09:20 - INSTITUCIONAL

Reint1 propõe criação de Núcleo de Demandas Complexas para auxiliar magistrados da 1ª Região na análise de processos

INSTITUCIONAL: Reint1 propõe criação de Núcleo de Demandas Complexas para auxiliar magistrados da 1ª Região na análise de processos

Agregar ao Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) um Núcleo de casos complexos para suporte técnico, científico, institucional e político ao magistrado. Essa foi a proposta apresentada pela Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) durante a última reunião semanal de 2021, realizada nessa terça-feira, 14 de dezembro, pela plataforma Teams.

A ideia é que os juízes tenham à disposição uma rede de auxílio mais amplo ao se depararem com processos complexos, que exijam conhecimentos específicos, como, por exemplo, saneamento básico e cultura cigana. Para o coordenador da Reint1, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, a criação desse núcleo interligado ao de Cooperação Judiciária seria mais ágil e simples. “Ao agregar os casos complexos ao Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal se faz com que esse novo núcleo já nasça no formato proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir do que determina a Resolução 350 sobre o auxílio para os magistrados. Nosso objetivo é fortalecer o magistrado para que ele não tenha receios ao julgar”, explicou.

Durante a reunião da Reint1, os integrantes do grupo destacaram que a criação do Núcleo de casos complexos poderá dar mais segurança e respaldo para os juízes que atuam nesses processos. O juiz federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, Mário de Paula Franco Júnior, falou da importância de a Justiça Federal ter esse suporte, dadas as pressões enfrentadas por juízes que atuam em casos complexos. “Se o juiz impulsiona o andamento do processo ou se trava para entender o melhor caminho, ele sofre críticas pelas instituições. O juiz geralmente é atacado independentemente do que faz em demandas complexas. Não temos apoio da mídia e a sociedade fica um pouco distante", destacou. Ele considera o apoio do Tribunal necessário. "Que o Tribunal seja uma espécie de infantaria nos embates que acontecem nesses tipos de processos. Todas as instituições têm força-tarefa, mas o juiz geralmente não conta com esse suporte. Criar o setor em um núcleo já existente é uma excelente ideia”, afirmou.

Também a juíza federal Marina Rocha Cavalcanti, da Seção Judiciária do Piauí, enfatizou a importância de se estabelecer um modelo seguro para essa relação. “Tudo que é novo gera ruídos que são desgastantes. É importante pensar um modelo em que todos estejam seguros. Como dialogar com as instituições de forma diferente para poupar problemas interinstitucionais. Precisamos pensar em como nos proteger e deixar o juiz seguro”, defendeu.

Já o juiz federal Bruno Augusto Santos ponderou que cada vez mais o juiz fica em uma posição de vulnerabilidade ao se deparar com processos mais exigentes e por isso essa articulação da Reint1 é fundamental. “É preciso preservar o juiz e o sistema”, destacou.

De forma geral, foram propostas e discutidas ações como a criação de um manual de procedimentos básicos, articulação com o Núcleo de Justiça 4.0 para esforços concentrados, gestão da comunicação pelo Tribunal, criação de banco de boas práticas, entre outras iniciativas que podem direcionar o trabalho do núcleo.

Outras pautas - A última reunião da Reint1 de 2021 também trouxe o debate sobre a edição de uma Nota Técnica a respeito de demandas estruturais na Justiça Federal da 1ª Região e a apresentação de experiências de magistrados com essas demandas, destacando desafios institucionais enfrentados por eles. Outra pauta destacada foi a realização da segunda edição da Caravana Virtual da Rede de Inteligência da 1ª Região. A ideia é trabalhar para que o evento ocorra no dia 15 fevereiro de 2022, com apresentação de experiências da 1ª Região sobre demandas complexas.

AP/IM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações