Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/12/2021 09:20 - INSTITUCIONAL

Aulão de meditação marca o encerramento do Momento Qualidade de Vida e Bem-Estar em 2021

INSTITUCIONAL: Aulão de meditação marca o encerramento do Momento Qualidade de Vida e Bem-Estar em 2021

Encerrando o Momento Qualidade de Vida e Bem-Estar em 2021, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou um Aulão de Mindfulness. Promovido pela Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid), o evento ocorreu no dia 9 de dezembro, via plataforma Teams, com o intuito de promover a saúde mental do corpo funcional do Tribunal.

Com cerca de 190 participantes, a aula foi conduzida por Rosângela Lins de Albuquerque, instrutora de mindfulness pós-graduada em Recursos Humanos pela Universidad Zaragoza, na Espanha. A instrutora realizou uma sessão de meditação que durou 20 minutos, e, após a prática, falou sobre o estado de mindfulness, também conhecido como atenção plena, como uma atividade científica de regulação da atenção.

Rosângela destacou que a prática da atenção plena proporciona, além do autocuidado, momentos de autoconhecimento. Ela ressaltou também que “o aumento do córtex pré-frontal (área do cérebro) ocorre com a prática continuada de meditação. Isso previne Alzheimer e demência.” A técnica do aulão foi baseada na observação do fluxo de pensamentos em conjunto com a respiração. Mas a palestrante apontou que existem outras formas de observação, como através dos movimentos do corpo ou dos sons do ambiente.

Os benefícios do hábito de meditar incluem, a curto prazo, mais tranquilidade e o desenvolvimento da criatividade, pois permitem limpar a mente de pensamentos sem propósito e dar espaço para novas ideias. A longo prazo, já foram identificadas a melhoria da pressão arterial, de dores crônicas e da capacidade de foco. “Hoje em dia o foco é muito tirado pela tecnologia,” apontou a instrutora.

“A prática de meditação é uma forma de cultivar a mente,” destacou a profissional. Segundo ela, no início pode ser difícil manter a concentração ou ficar acordado, mas o importante é ter consciência do que está fazendo e sentindo. Com o tempo, desenvolve-se a habilidade de entrar em estado de calma e de identificar os estados mentais e os próprios sentimentos, para ser capaz de refletir e saber como agir diante de situações estressantes, tristes ou preocupantes.

Ao contrário do que pode parecer, a mente não fica vazia ao longo da prática de meditação. “Existe um processo muito maior por trás de estar percebendo a si mesmo. Quando eu percebo a mim, percebo o outro. E cada pessoa beneficiada pela prática promovida para o corpo funcional consequentemente beneficia várias pessoas, ainda mais no serviço público,” enfatizou a palestrante.

O Projeto - Com o objetivo de priorizar a saúde integral de magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço com vistas à melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar no âmbito do trabalho, o Tribunal, por meio da Sevid, implementou o projeto “Momento Qualidade de Vida e Bem-Estar”.

A ação consiste na realização mensal de lives e/ou divulgação de conteúdos on-line sobre saúde mental, saúde da mulher e do homem, atividade física, meditação, nutrição, aposentadoria, ergonomia, felicidade, produtividade e relações interpessoais.

AB

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações