Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/12/2021 09:18 - INSTITUCIONAL

Prédio da Justiça Federal de Unaí/MG recebe o nome de Fórum Desembargador Federal Murat Valadares

Crédito: Dolivar StudioINSTITUCIONAL: Prédio da Justiça Federal de Unaí/MG recebe o nome de Fórum Desembargador Federal Murat Valadares

No último dia 30 de novembro, foi realizada, na Subseção Judiciária de Unaí/MG (SJMG), a solenidade de aposição de placa em homenagem ao desembargador federal Murat Valadares, que deu nome à Subseção Judiciária, designada, a partir de então, Fórum Desembargador Federal Murat Valadares.

Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o Presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes; a diretora do Foro da Justiça Federal de Minas Gerais, juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes; o diretor da Subseção Judiciária de Unaí/MG, juiz federal Emmanuel Mascena de Medeiros, e o representante da prefeitura de Unaí/MG, procurador-geral do Município, Antônio Lucas da Silva.

O evento foi aberto com a apresentação do Hino Nacional, interpretado pelos maestros Elias de Jesus Pires e Cléber Silva, ambos da Secretaria da Cultura do município.

Em seguida, o diretor da Subseção Judiciária de Unaí/MG, juiz federal Emmanuel Mascena, em seu pronunciamento, louvou a iniciativa da Presidência do TRF1 ao atribuir o nome do desembargador Murat Valadares à Subseção Judiciária de Unaí. O magistrado, ao fazer um breve panorama da carreira do homenageado, se referiu ao desembargador Murat Valadares como um dos pioneiros da Justiça Federal. “Hélio Tornaghi disse, certa vez, que ‘é utilíssimo para um povo ter boas leis; mas é melhor ainda ter bons juízes’. O magistrado Murat Valadares foi um desses bons juízes”, afirmou o juiz Emmanuel Mascena.

A diretora do foro da SJMG, juíza federal Vânila Cardoso, ressaltou a importância de se valorizar o passado, “as raízes não podem ser esquecidas jamais. Elas é que dão a firmeza às árvores. Elas, fortes, é que fazem as árvores crescerem”, refletiu a magistrada.

A homenagem, segundo a magistrada, “traz essa história, do respeito aos pioneiros, aqueles que iniciaram as grandes ações. Hoje temos uma grande Justiça Federal, mas ela teve início em algum momento, com pessoas que tiveram a coragem de iniciar e fazer esses grandes feitos”.
A filha do homenageado, Milene Goulart Valadares, falou do legado de seu pai: “Papai era um homem que via na simplicidade um estilo de vida. Não obstante, sua simplicidade disfarçava uma riqueza incalculável nos valores e princípios que sempre pautaram a sua vida. Valores que fazia questão de nos passar, como ética, honestidade, coerência nas ações e palavras e, mais do que tudo, respeito à coisa pública”.

O Presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, recordou algumas passagens do seu convívio com o homenageado, que, segundo ele, era um “homem sério, correto, magistrado de escol”. Ele ressaltou que "a homenagem ao desembargador Murat Valadares está exteriorizada nessa placa, mas antes de ser gravado nela, o nome de Murat Valadares certamente está gravado no coração de todas as pessoas que o conheceram”.

Também estiveram presentes à solenidade, além de Milene, os filhos do homenageado, Dalton e Gisela; os netos, Sofia, Catarina e Felipe; o secretário-geral da presidência do TRF1, juiz federal Cleberson Jose Rocha; o diretor do foro da Comarca de Unaí, juiz de direito Rafael Lopes Lorenzoni; o presidente da Câmara Municipal de Unaí/MG, o vereador Paulo José de Araújo; o presidente eleito da OAB/Unaí/MG, Gustavo Valadão Valladares; o comandante da 16ª Região da Polícia Militar, coronel Terence Pablino Floriano Guimarães; o diretor-geral de secretaria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Frederico Maia Bezerra, e o Diretor de Secretaria da Vara Única da subseção judiciária de Unaí, Célio da Costa Câmara.

Ascom/TRF1, com informações Secos/MG.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações