Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/12/2021 08:50 - INSTITUCIONAL

Esforço concentrado da Corip reduz o acervo de processos pendentes de remessa aos gabinetes dos desembargadores

INSTITUCIONAL: Esforço concentrado da Corip reduz o acervo de processos pendentes de remessa aos gabinetes dos desembargadores

Com o objetivo de reduzir e eliminar os processos pendentes de remessa aos gabinetes dos desembargadores, a Coordenadoria de Registro e Informações Processuais (Corip) iniciou, em junho deste ano, um mutirão, com o intuito de distribuir esses processos no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Ao longo de quase três meses de trabalho,¿entre os dias 12 de junho a 1º de agosto, o esforço concentrado aconteceu durante os fins de semana, com a convocação de todas as unidades processantes subordinadas à Secretaria Judiciária (Secju).

A média diária de produção da Corip é de 700 a 800 processos analisados, número que pode sofrer alterações por diversos motivos como, por exemplo, represamento de processos no 1º Grau, quantitativo insuficiente¿de pessoal capacitado para a realização da tarefa, férias de servidores, instabilidade no Processo Judicial Eletrônico (PJe), entre outros.

Nesse contexto e diante da elevada redução do quantitativo de processos analisados durante o esforço, uma nova fase de mutirão foi iniciada no dia 4 de outubro. Segundo a diretora da Secju, Glória Lopes Trindade, sobre essa segunda fase de trabalhos, “Imediatamente após o início das atividades, verificou-se uma baixa do acervo de processos: de 5.959 em 27 de setembro, para 5.037 em 11 de outubro. E os números continuaram a demonstrar, após os trabalhos, a redução do acervo. O esforço concentrado na Corip conseguiu alcançar a baixa de quase dois mil processos pendentes de análise de autuação”, afirmou.

Diante da persistência dos bons resultados ao fim desse novo mutirão, o juiz federal em auxílio à Presidência do TRF1, Henrique Gouveia da Cunha, solicitou a continuidade do esforço concentrado, por mais 30 dias, estendendo o trabalho até o mês de dezembro.

O serviço executado durante o mutirão demanda¿o esforço de várias unidades da Corte, especialmente da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), que “vem tomando todas as providências necessárias para manter o sistema PJe em plenas condições de uso, seja com a correção dos bugs existentes no código, bem como no incremento à infraestrutura”, explicou Lúcio Melre da Silva, diretor da unidade.

Uma das providências adotadas pela Secin é evitar a atualização do sistema em dias ou horários que impactem nas atividades da Corip, o que agiliza e otimiza o trabalho de mutirão realizado pela unidade.

Segundo Glória Lopes Trindade, a Secju está aguardando orientações da Diretoria-Geral da Secretaria (Diges) quanto à continuidade do esforço durante o mês de dezembro, com a concessão de horas extras para o recesso, “caso seja concedida esperamos entrar o ano trabalhando apenas com os autos que forem recebidos diariamente”, explicou.

A diretora da Secju disse, ainda, que atualmente o Tribunal conta¿com 3.293 processos pendentes de análise de autuação, com um recebimento médio diário de 700 a 800 processos. A expectativa da Secretaria para o esforço concentrado é zerar essa pendência.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações