Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/11/2021 09:11 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal de Mato grosso inaugura Usina Fotovoltaica na Subseção de Cáceres/MT

INSTITUCIONAL: Justiça Federal de Mato grosso inaugura Usina Fotovoltaica na Subseção de Cáceres/MT

Nessa quarta-feira, 17 de novembro, foi inaugurada a Usina Fotovoltaica da Subseção Judiciária de Cáceres/MT (distante 219 km de Cuiabá/MT), vinculada à Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT). O evento contou com a presença do desembargador federal presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) I’talo Fioravanti Sabo Mendes, da diretora do Foro da SJMT, juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques e da juíza federal titular da 2ª Vara de Cáceres/MT Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira. A usina já gerou a redução de 72% do valor das faturas mensais de energia elétrica.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do TRF1, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, destacou a importância de se buscar alternativas que sejam voltadas ao meio ambiente e afirmou que o município de Cáceres deve receber a usina com muito orgulho e que esta é uma forma de incentivar que outras empresas e instituições também invistam na iniciativa.

Também a juíza federal Ana Lya destacou os benefícios do uso dessa modalidade de energia: “O impacto da energia solar na vida humana e no ambiente é muito menor e é uma forma de energia que não se esgota. É por isso que ela é classificada como uma energia limpa e renovável. A cidade de Cáceres tem uma temperatura extremamente elevada. O que reclama alto consumo de energia no ambiente de trabalho”.

A magistrada salientou que a adesão à energia solar é uma atitude que coloca a Justiça Federal como adepta a ações sustentáveis que contribuem para a preservação ambiental.

“Damos um grande passo por parte da Justiça Federal. Com isso demonstramos resultados e ações condizentes com o que tanto defendemos. A coerência entre o que o Judiciário exprime e implementa é um dos mais

importantes passos no resgate da credibilidade do direito e consequentemente do Poder Judiciário”, pontuou em seu discurso.

Economia - A Usina Fotovoltaica de Cáceres conta com 256 módulos de 410w, que foram implantados no telhado do prédio, com uma área de cobertura de 512 m², e uma potência de 104,96 Kwp. A média de geração mensal de energia é de 12.755 Kwh.

Antes da implantação da usina, a média de consumo era de 9.831 Kwh, com uma média de R$ 9.254,42 no valor das faturas. Após o funcionamento das placas, a média de consumo na fatura é de 0 Kwh, ou seja, zero consumo, mas a média das faturas é no valor de R$ 2.550,97, devido ao pagamento das taxas mínimas obrigatórias. Houve redução de 72,43% dos pagamentos das faturas mensais.

A usina de Cáceres atualmente é capaz de gerar toda a energia necessária para o prédio e de enviar, em conjunto com as subseções de Rondonópolis/MT e Sinop/MT, toda a energia excedente para os prédios da Justiça Federal em Barra do Garças/MT, Diamantino/MT e Juína/MT.

O evento foi realizado seguindo todas as medidas de segurança para evitar-se a disseminação da Covid-19. Ascom/TRF1.

Com informações da SJMT.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações