Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/11/2021 09:15 - INSTITUCIONAL

Subseção Judiciária de Cáceres/MT inaugura Usina Fotovoltaica no dia 17 de novembro

INSTITUCIONAL: Subseção Judiciária de Cáceres/MT inaugura Usina Fotovoltaica no dia 17 de novembro

Na próxima quarta-feira, 17 de novembro, será realizada a solenidade de inauguração da Usina Fotovoltaica da Subseção Judiciária de Cáceres/MT, vinculada à Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT). O evento, que acontece às 14h (horário local) - 15h (horário de Brasília/DF) na sede da subseccional, contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, da diretora do foro da SJMT, juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques, e da titular da 2ª Vara Federal de Cáceres, juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira.

Recentemente, outra Usina Fotovoltaica foi inaugurada em Mato Grosso, na Subseção Judiciária de Rondonópolis, com 616m² e 308 módulos de 405W cada. Capaz de gerar mais de 15 mil KWh por mês, a usina de Rondonópolis supre totalmente a necessidade de energia elétrica daquela unidade da Justiça Federal, que gasta, em média, 8 mil KWh mensais e gera uma economia de quase 70% no pagamento de faturas de energia elétrica na unidade.

Energia solar na JF1 - A Justiça Federal em Cuiabá/MT é pioneira na instalação de fonte de energia sustentável na 1ª Região e teve a primeira usina fotovoltaica implantada em 2018. A usina teve como área de placas solares apenas a cobertura do estacionamento, contudo o suficiente para proporcionar uma economia de cerca de 40% nas contas de energia elétrica da Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT).

Em 2019, a Seção Judiciária do Pará (SJPA) implantou, também, uma usina na Seccional em Belém e outra na Subseção Judiciária de Santarém/PA.

Diante do sucesso da SJMT, bem como das usinas da SJPA, o TRF1, por meio da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor), solicitou ao Conselho da Justiça Federal (CJF), ainda em 2019, a criação da ação orçamentária “Implantação de Sistema de Energia Solar na Justiça Federal da 1ª Região”, constante do Plano de Obras da 1ª Região e que tem como objetivo a consolidação da implantação de usinas fotovoltaicas na JF1 e, como finalidade, a utilização de energia limpa e sustentável, além da redução da despesa com energia elétrica. Esta ação teve início em 2019 e sua finalização, atualmente, está prevista para 2027.

A partir desta ação orçamentária, outras usinas puderam ser instaladas e concluídas, ainda, em 2020: Uberaba/MG, São Luís e Caxias/MA, e Teresina/PI. Além disso, o projeto da usina em Rondonópolis/MT foi executado com início e conclusão em 2020, tendo sido inaugurada no presente ano de 2021. Outros projetos de usinas fotovoltaicas estão em andamento na Justiça Federal da 1ª Região, como a de Imperatriz/MA, Macapá/AP e Porto Velho/RO.

Do mesmo modo que a usina pioneira de Cuiabá/ MT, também há casos de implantação de outras usinas por ações orçamentárias específicas diversas da citada ação consolidada, seja em ações de construção ou de reforma de suas sedes, a exemplo da usina que está sendo inaugurada em Cáceres e, ainda, a da Subseção Judiciária de Sinop, também em Mato Grosso; Brasília/DF, na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), com previsão de conclusão para este ano ainda, e a que está para ser implantada na sede do TRF 1ª Região.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações