Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/11/2021 08:00 - INSTITUCIONAL

Compartilhar para Crescer: SJDF investe em prevenção de riscos para aperfeiçoar gestão de pessoas e de custos

INSTITUCIONAL:  Compartilhar para Crescer: SJDF investe em prevenção de riscos para aperfeiçoar gestão de pessoas e de custos

A fim de desenvolver o potencial humano e otimizar custos operacionais, a Justiça Federal no Distrito Federal implementou o “Programa de Prevenção aos Riscos Ambientais” nos edifícios da Seccional.

Conduzido pelo Núcleo de Bem-Estar Social (Nubes) da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), o projeto consiste em avaliações ergonômicas e ambientais nos postos de trabalho ocupados pelo corpo funcional das unidades da SJDF.

A intenção é analisar, nas estações de trabalho, fatores - como iluminação, mobiliário e posição do computador - que influenciam diretamente na qualidade de vida de magistrados, servidores e colaboradores da Seção Judiciária.

Para isso, foi contratado um técnico em segurança do trabalho, que visita pessoalmente cada posto de trabalho, conversa com o colaborador e avalia as condições locais para elaborar relatório que recomenda mudanças necessárias à otimização do ambiente de trabalho em questão.

Além do relatório, o profissional também orienta magistrados, servidores, terceirizados e estagiários sobre postura correta e ergonomia. De acordo com a gerente do projeto e servidora do Serviço de Assistência Médico-Odontológica (Serame) da SJDF, Luzia Martha Greggo de Moura, o impacto da iniciativa para os trabalhadores é extremamente positivo, afinal as orientações corretas podem prevenir diversos tipos de dores e doenças na coluna e nas articulações, contribuindo com a produtividade e a qualidade de vida dos profissionais.

Instituído em 2019, o projeto já contemplou, de início, quase 100% do Edifício-Sede I da Seção Judiciária, composto por nove varas. Com o trabalho remoto adotado em virtude da pandemia, as avaliações tiveram de ser pausadas, mas, ainda assim, até novembro de 2021, já foram analisadas 45% das 703 estações de trabalho previstas.

Com o retorno gradual das atividades presenciais, o projeto segue em andamento e conta com o envolvimento da Diretoria do Foro (Diref), da Secretaria Administrativa (Secad), do Núcleo de Bem-Estar Social (Nubes), do Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec) e do Núcleo de Administração de Serviços Gerais (Nuasg) da SJDF.

Compartilhar para crescer - Essa é mais uma matéria da série “Compartilhar para crescer”, com o intuito de divulgar iniciativas planejadas para a execução da estratégia da Justiça Federal da 1ª Região que possam ser compartilhadas com as demais Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região.

LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações