Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/11/2021 08:30 - INSTITUCIONAL

Participantes do curso de educação financeira do TRF1 devem responder a pesquisa de primeiro feedback

INSTITUCIONAL: Participantes do curso de educação financeira do TRF1 devem responder a pesquisa de primeiro feedback

Se você é um dos inscritos no curso de educação financeira Ciclo TEF - Você pode mais do que imagina, fique atento aos canais de comunicação do curso!

As duas primeiras turmas de 2021 entraram no segundo mês de atividades, trabalhando temas sensíveis da vida financeira dos 60 servidores inscritos em toda a Primeira Região.

Ministrado pela diretora da Divisão de Planejamento (Dipla) do TRF1, Nádia Santana, que é educadora financeira e psicóloga, a capacitação, que teve as vagas preenchidas no primeiro dia de inscrições, será objeto de pesquisa de opinião entre os dias 8 e 12 de novembro, quando os participantes receberão, por e-mail e whatsApp do grupo, um formulário de pesquisa para avaliação estratégica do andamento dos trabalhos até o momento.

O curso começou em setembro e tem duração de três meses. Ele simula situações da vida real num jogo de tabuleiro, onde são trabalhados, com aulas ao vivo pelo Teams e atividades virtuais pelo Moodle, temas que envolvem desde a percepção da situação financeira atual dos participantes; a elaboração de metas; o planejamento e acompanhamento financeiro; a formação de renda extra; o consumo, até a fase da aplicação financeira.

Maria Auxiliadora Ricardo, oficial de gabinete da 3ª Turma Recursal de Minas Gerais, é uma das servidoras inscritas. Ela conta que desde que iniciou o curso em 13 de setembro está gostando muito da abordagem nas aulas, embora não tenha sido uma decisão fácil a de começar a lidar com as próprias finanças.

"Não acho fácil fazer esse movimento, porque a organização financeira mexe não só com o dinheiro em si, mas também com o que a gente sente, nossas questões emocionais. Muitas vezes nos desorganizamos financeiramente porque não sabemos dizer não ou porque agimos muito por impulso. O curso começa com questões muito básicas, como o planejamento semanal, que, no meu caso, era inexistente. Nunca planejei nada, nem os gastos de moradia e muito menos os de viagem (eu viajava e depois pagava).

Maria Auxiliadora confessa que em alguns momentos sentiu até mesmo raiva de fazer algumas tarefas achando tudo difícil. 'Hoje, sinto o quanto estou melhor organizada, com mais alegria e paz", relatou. Ela destacou o trabalho da equipe. "A Nádia e equipe também são formidáveis. Muito prestativas. A gente sente que eles querem nos ajudar a fazer um bom aprendizado", elogiou.

O Tribunal, por meio da Seção de Qualidade de Vida (Sevid), pretende abrir novas turmas do curso de educação financeira em 2022. Para aqueles que não conseguiram vaga nas primeiras turmas deste ano, é importante acompanharem os canais de divulgação da Assessoria de Comunicação, entre os quais WhatsApp 61 99943.1340 (salve o contato e enviei um Oi) informativos e portal, para não ficar de fora.

Lembre-se: A mudança de vida está diretamente ligada à prioridade que você dá aos assuntos que vão alavancar positivamente o seu percurso de vida. O comprometimento é primordial nesse caso, com você e com quem te ajuda nessa trajetória.

IM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações