Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/10/2021 08:50 - INSTITUCIONAL

Corregedora do TRF1 apresenta Luci: a Assistente Virtual de Atendimento que será implementada em toda a 1ª Região

INSTITUCIONAL: Corregedora do TRF1 apresenta Luci: a Assistente Virtual de Atendimento que será implementada em toda a 1ª Região

Mais de 50 servidores das Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região da Justiça Federal participaram na manhã dessa segunda-feira, 18 de outubro, de um treinamento para conhecer e utilizar as funcionalidades da Assistente Virtual de Atendimento Luci. O nome do sistema foi apresentado pela Corregedora Regional da 1ª Região, desembargadora federal Ângela Catão. A ferramenta vem sendo desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) por meio da Corregedoria, da Divisão de Atendimento ao Usuário (Diatu) e da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF). “Entendemos que Luci seja um nome de fácil compreensão. A ideia desse atendimento virtual, veio por conta da pandemia e acreditamos que vai facilitar a vida de todos. É uma vitória para a Corregedoria e uma conquista de todos os envolvidos. Nosso objetivo é melhorar o atendimento em toda Primeira Região e beneficiar o jurisdicionado e a população em geral”, declarou a corregedora Ângela Catão.

O projeto Assistente Virtual, intitulado Inteligência Artificial no Atendimento, foi um dos finalistas da 5ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, na categoria “Enfrentamento da Crise”, sendo agraciado com placa alusiva ao evento no dia 7 de outubro, em cerimônia de premiação realizada em Brasília/DF.

Desde 12 de agosto, a ferramenta foi disponibilizada a todos no site da SJDF. O sistema funciona 24 horas, sete dias por semana. Possui Integração com o balcão virtual, direciona para o agendamento e tem informações para responder perguntas. E a Assistente Virtual de Atendimento Luci já apresenta resultados. No mês de setembro, a Seção de Atendimento, Protocolo, Certidão e Digitalização da SJDF recebeu mil ligações a menos que a média mensal. “ O que vejo de inovador é que pensamos nela de forma integrada. Todo primeiro atendimento será prestado por meio da Luci que vai esclarecer as dúvidas. Os servidores ficam livres para outras atividades. Tudo isso representa ganhos de produtividade e qualidade no serviço que estamos prestando”, destacou o juiz federal em apoio à Corregedoria do TRF1, Náiber Pontes.

Para o diretor do foro da Seção Judiciária do DF, Juiz Federal Marcelo Albernaz, a Luci vai ajudar a reduzir a sobrecarga de trabalho que já existia antes da pandemia. “Com o fim da pandemia esse atendimento virtual vai continuar. A demanda de atendimento da central reduziu e tende a reduzir ainda mais a sobrecarga de força humana. Essa ferramenta vai nos auxiliar a prestar um atendimento melhor e direcionar mão obra humana para outras áreas”, declarou.

A Luci foi apresentada para os servidores das 14 Seções Judiciárias da 1ª Região pelas servidoras da SJDF, Daniela Esteves da Silva e Dariella Horstmann Gonçalves, que falaram respectivamente sobre a dinâmica de trabalho para criar informações da base de conhecimento do sistema e como alimentar e atualizar a plataforma.

Daniela Esteves da Silva, que é diretora do Núcleo Judiciário (NUCJU-SJDF), enfatizou como foi a metodologia para começar o trabalho de criação das informações que alimentam o sistema. “Começamos em julho de 2020 com um grupo de trabalho com os servidores aqui da SJDF como diretores de secretaria de varas cíveis, criminais, juizados especiais entre outros para colher sugestões do conteúdo que faria parte da base de conhecimento. E cada um trouxe informações sobre o fluxo de trabalho para montar essa base. A informações foram inseridas na assistente virtual de forma organizada e encadeada. Além de formato com menu guiado de informações inserimos perguntas e respostas soltas, para facilitar a pesquisa livre. Ela não tem limite. Nós temos uma base de dados muito rica e que pode ser ampliada”, detalhou.

A ideia agora é que, a partir da criação de um canal no Teams, os servidores das demais seccionais recebam orientações aprofundadas para disponibilizar a ferramenta no portal das Seções Judiciárias da 1ª Região até novembro.

Para o diretor da Diatu, Leandro Vilar, a ferramenta é uma consolidação do esforço do Tribunal em melhorar o atendimento. “Esse projeto casou com as nossas ideias, pois quando adquirimos o office 365 e vimos os recursos disponíveis fomos amadurecendo projetos como o balcão virtual e agora com a assistente. Quanto mais ela responder as dúvidas, mais ficará consolidada. Todos os testes foram feitos no piloto da SJDF e agora é passar esse conteúdo para as Seções Judiciárias.”

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações