Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/10/2021 08:50 - INSTITUCIONAL

Comitê Institucional de Planejamento Estratégico se reúne para monitorar a execução da Estratégica do TRF1

INSTITUCIONAL: Comitê Institucional de Planejamento Estratégico se reúne para monitorar a execução da Estratégica do TRF1

O Comitê Institucional de Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Cipe-TRF1) realizou, no dia 15 de outubro, por meio da ferramenta Teams, a 19ª Reunião de Monitoramento da Estratégia do Tribunal para o novo ciclo 2021-2026. Na ocasião foram abordados os seguintes temas: a execução da Estratégia - exercício 2021 e as providências tomadas desde a última reunião do grupo, ocorrida em julho deste ano.

Carlos Frederico Maia Bezerra, diretor-geral da Secretaria do TRF1 (Diges), iniciou a reunião e passou a palavra à diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro, que iniciou o encontro apresentando a execução da Estratégia da Corte. Como uma novidade a ser analisada pelo Cipe, Maria Carolina começou sua fala mostrando a Meta Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 11, que estabelece o cumprimento de 100% das metas que compõem o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRF1. Segundo ela, as 17 metas do PLS estão com um bom percentual de cumprimento, porém são metas que precisam da atenção de todos os gestores, principalmente nos quesitos “não aumentar” e “reduzir o consumo”.

Além da Meta 11, a Meta Nacional 13, Instituir o plano de segurança institucional, considerando aspectos de segurança física, organizacional, de pessoas e de dados, já foi cumprida em 100%. O PLS do Tribunal pode ser visto no portal da Corte, na aba “Gestão Socioambiental”, em Plano de Logística Sustentável.

Em seguida, a diretora da Diple apresentou o índice de Execução das Iniciativas Estratégicas traçadas para o ciclo 2021-2026, que se encontra em 54%. De acordo com Maria Carolina, o Tribunal já concluiu dois projetos este ano, o “IRDR- TRF1”, da Assessoria de Projetos e Fomento a Atividade Judicial (Asfaj), e o de “Formação de Conciliadores Voluntários”, do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon), este concluso antes da data prevista, agosto de 2022.

Quanto aos projetos que estão em andamento conforme o cronograma, Maria Carolina listou quatro: Transformação Digital, da Asfaj, com 88% de execução; Aprimora-Pro, da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge) em parceria com o Comitê de Gestão do Conhecimento (Cogecon), com 84% de execução; Implantação e Difusão da Justiça Restaurativa no âmbito do TRF1, do Sistcon, com 75% de execução e Atendimento à LGPD, da Diges, que conta com 71% de execução.

Como resultado de um desses projetos, Maria Carolina apresentou o Catálogo de Processos Críticos, que conta com a seleção de 33 processos críticos da Corte, resultado da execução do Aprimora-Pro. A gestora apresentou ainda os projetos em andamento, mas que estão com atraso em relação ao prazo estipulado.

Novos projetos - Ainda durante o encontro do Cipe, o grupo aprovou três novos projetos que farão parte da Carteira de Iniciativas Estratégicas do TRF1, são eles: Instituição e Implantação do Programa de Gestão por Competências - Parte I Gerencial (SEI: 0059105-61.2021.4.01.8000), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP), que tem o objetivo de implantar o programa de gestão por competências na Corte; o PCE - Plano de Comunicação da Estratégia (SEI: 0019767-80.2021.4.01.8000), para divulgar amplamente o Planejamento Estratégico para o Público interno e externo, e o projeto de Implantação de Energia Solar na 1ª Região (SEI: 0015354-92.2019.4.01.8000), da Secretaria de Planejamento Orçamentário (Secor), que tem o objetivo de tornar a JF1 autossustentável e/ou reduzir despesas de energia elétrica fornecida pelas concessionárias.

Ao fim da sua apresentação, Maria Carolina abordou as providências solicitadas na 18ª Reunião do Cipe e a agenda com o próximo encontro do grupo, que ocorrerá no dia 22 de novembro e, ainda, o próximo encontro do Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1), no dia 24 de novembro. Além desses eventos, a diretora falou, também, do “Encontro Estratégia em Ação”, que acontecerá no dia 26 de novembro, via Teams, e contará com a participação de servidores das seccionais da 1ª Região.

O diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, encerrou a reunião, agradecendo a participação de todos os presentes e reiterou a importância do encontro entre os gestores da Corte, “é um momento sempre muito rico para discutir os projetos estratégicos que estão em execução no Tribunal, para aperfeiçoá-los e dar andamento aos ajustes que precisam ser feitos”, concluiu.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações