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11/10/2021 09:37 - INSTITUCIONAL

TRF1 inicia trabalhos para expansão do serviço de Atendente Virtual para todas as Seções Judiciárias da 1ª Região

INSTITUCIONAL: TRF1 inicia trabalhos para expansão do serviço de Atendente Virtual para todas as Seções Judiciárias da 1ª Região

Desde março de 2020, quando foram adotadas as primeiras medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que novos processos de trabalho alteraram as rotinas do corpo funcional da Corte e das seccionais vinculadas. Nessa busca por novos fluxos de trabalho que mantivessem a prestação jurisdicional eficiente e ativa, o Tribunal, por meio da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger), em parceria com a Divisão de Apoio aos Usuários (Diatu) e com o apoio da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), desenvolveu o projeto- piloto “Inteligência Artificial no atendimento”.

O projeto foi um dos finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, na categoria “Enfrentamento da Crise”, o que reflete a acertividade do Tribunal em desenvolver soluções inovadoras em benefício do jurisdicionado da Justiça Federal da 1ª Região.

A fase piloto do projeto teve por escopo abranger o suporte técnico aos usuários de Tecnologia da Informação (TI) do TRF1 e aos usuários da área negocial da SJDF, o que resultou na implantação do serviço de Assistente Virtual (também conhecido como um chatbot ou bot de conversa), ferramenta que funciona como um intermediário entre o usuário e o serviço web, possibilitando respostas rápidas às perguntas mais frequentes, além de outros serviços.

Segundo a Diatu, desde o dia 12 de agosto, data em que a assistente virtual foi disponibilizada ao usuário de TI no TRF e ao cidadão na SJDF, até o dia 8 de outubro, foram realizadas 6.851 interações com as ferramentas, sendo 4.418 interações na SJDF e 2.433 no TRF1. Já em efetivo funcionamento, a Assistente Virtual apresenta resultados expressivos quando é levada em conta a diminuição dos atendimentos por telefone.

Expansão do projeto - Com base nas premissas iniciais do projeto-piloto “Inteligência Artificial no atendimento” e nos bons resultados demonstrados com o uso da Assistente Virtual, ele entra agora em uma nova fase: a expansão para todas as Seções Judiciárias da 1ª Região.

Segundo o juiz federal em auxílio à Coger, Náiber Pontes de Almeida, “quando implantado nas demais seccionais, a ferramenta oferecerá pronto e imediato atendimento aos usuários externos e internos, por meio de múltiplas bases de conhecimento, organizadas por Seção Judiciária, que demandarão a respectiva gestão do conhecimento e manutenção do FAQ (conjunto de perguntas e respostas). A solução também estará integrada ao Balcão Virtual de atendimento e ao Bookings, permitindo o agendamento de atendimento, o que representará uma diminuição no número de atendimentos realizados pelos servidores, com o consequente aumento de produtividade”, explicou o magistrado.

Com isso, uma nova etapa de desenvolvimento da Assistente Virtual terá início, com uma equipe de gestão formada por servidores do TRF1 e de todas as seccionais. E para avançar na implantação da ferramenta, no próximo dia 18 de outubro, das 10h às 12h (horário de Brasília), por meio do Teams, ocorrerá uma reunião de apresentação e treinamento da ferramenta com representantes de todas as seccionais.

A previsão é a de que até o mês de novembro a Assistente Virtual esteja disponível em todas as seccionais da Justiça Federal da 1ª Região.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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