Desde março de 2020, quando foram adotadas as primeiras medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que novos processos de trabalho alteraram as rotinas do corpo funcional da Corte e das seccionais vinculadas. Nessa busca por novos fluxos de trabalho que mantivessem a prestação jurisdicional eficiente e ativa, o Tribunal, por meio da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger), em parceria com a Divisão de Apoio aos Usuários (Diatu) e com o apoio da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), desenvolveu o projeto- piloto “Inteligência Artificial no atendimento”.
O projeto foi um dos finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, na categoria “Enfrentamento da Crise”, o que reflete a acertividade do Tribunal em desenvolver soluções inovadoras em benefício do jurisdicionado da Justiça Federal da 1ª Região.
A fase piloto do projeto teve por escopo abranger o suporte técnico aos usuários de Tecnologia da Informação (TI) do TRF1 e aos usuários da área negocial da SJDF, o que resultou na implantação do serviço de Assistente Virtual (também conhecido como um chatbot ou bot de conversa), ferramenta que funciona como um intermediário entre o usuário e o serviço web, possibilitando respostas rápidas às perguntas mais frequentes, além de outros serviços.
Segundo a Diatu, desde o dia 12 de agosto, data em que a assistente virtual foi disponibilizada ao usuário de TI no TRF e ao cidadão na SJDF, até o dia 8 de outubro, foram realizadas 6.851 interações com as ferramentas, sendo 4.418 interações na SJDF e 2.433 no TRF1. Já em efetivo funcionamento, a Assistente Virtual apresenta resultados expressivos quando é levada em conta a diminuição dos atendimentos por telefone.
Expansão do projeto - Com base nas premissas iniciais do projeto-piloto “Inteligência Artificial no atendimento” e nos bons resultados demonstrados com o uso da Assistente Virtual, ele entra agora em uma nova fase: a expansão para todas as Seções Judiciárias da 1ª Região.
Segundo o juiz federal em auxílio à Coger, Náiber Pontes de Almeida, “quando implantado nas demais seccionais, a ferramenta oferecerá pronto e imediato atendimento aos usuários externos e internos, por meio de múltiplas bases de conhecimento, organizadas por Seção Judiciária, que demandarão a respectiva gestão do conhecimento e manutenção do FAQ (conjunto de perguntas e respostas). A solução também estará integrada ao Balcão Virtual de atendimento e ao Bookings, permitindo o agendamento de atendimento, o que representará uma diminuição no número de atendimentos realizados pelos servidores, com o consequente aumento de produtividade”, explicou o magistrado.
Com isso, uma nova etapa de desenvolvimento da Assistente Virtual terá início, com uma equipe de gestão formada por servidores do TRF1 e de todas as seccionais. E para avançar na implantação da ferramenta, no próximo dia 18 de outubro, das 10h às 12h (horário de Brasília), por meio do Teams, ocorrerá uma reunião de apresentação e treinamento da ferramenta com representantes de todas as seccionais.
A previsão é a de que até o mês de novembro a Assistente Virtual esteja disponível em todas as seccionais da Justiça Federal da 1ª Região.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região