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07/10/2021 08:30 - INSTITUCIONAL

Diretor de Atendimento de TI do TRF1 fala sobre “Tecnologias em favor do futuro da Justiça” em painel no Expojud

INSTITUCIONAL: Diretor de Atendimento de TI do TRF1 fala sobre “Tecnologias em favor do futuro da Justiça” em painel no Expojud

O diretor de atendimento da Divisão de Apoio ao Usuário (Diatu) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Leandro Franco Vilar, participou nessa quarta-feira, dia 6 de outubro, do Painel “Tecnologias em favor do futuro da Justiça”, na 5ª edição do Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça (Expojud).

O outro palestrante no painel foi Hélio de Sá Moreira de Oliveira Filho, CEO da Top 365, empresa parceira do TRF1 no desenvolvimento das tecnologias utilizadas no Tribunal para facilitar o trabalho dos servidores e o atendimento aos cidadãos.

Na abertura do painel, o diretor da Diatu, Leandro Franco Vilar, propôs uma reflexão e uma provocação para gestores de Tecnologia da Informação (TI) sobre o papel da governança e da gestão. “Sempre que a gente fala sobre governança e gestão parece que nós profissionais de TI, desde a faculdade, não somos treinados para ser gestor de TI, a gente tem disciplinas voltadas para as áreas técnicas, mas poucas voltadas para gestão de TI”, observou.

O diretor destacou que no setor público, principalmente no Judiciário, a TI não é o fim, mas o meio. “De qualquer forma, a gente tem que estar antenado e alinhado com a área de negócios, para identificar essas necessidades e utilizar essas tecnologias a favor, para entregas realmente de valor. Entregar benefícios, com baixo custo e minimizando riscos, Então eu deixo a reflexão para vocês - O que a sua área está entregando de valor para a organização e para o cidadão?”, questionou.

Leandro Vilar contou que desde 2016 o Tribunal tem parceria com a Microsoft, quando a instituição precisou renovar as licenças do Office 365. Desde então, diversas melhorias tecnológicas foram implementadas para otimizar o serviço jurisdicional prestado pelo TRF1 e para facilitar o trabalho dos servidores.

“Quando veio a pandemia, fomos o primeiro Tribunal a fazer sessões de julgamento de forma remota e essa transição foi muito tranquila porque já existia e o pessoal já estava usando. Mas foi um trabalho de tecnologia feito anteriormente e fomos evoluindo”, disse.

Ele comentou que a parceria com a TOP 365 permitiu o avanço das tecnologias usadas no TRF1, como o uso do Communicator, aplicativo do Office 365, que envia mensagens instantâneas para os usuários do Teams. “É uma forma de comunicação em massa. Isso facilitou bastante a nossa comunicação interna. O TRF1 abrange 14 estados, 82% do país. Uma boa comunicação faz toda a diferença para a gestão e a governança, principalmente no quesito de inovação. Ele facilitou muito a comunicação e integração das seções judiciárias e o TRF1”, avaliou.

O diretor da Diatu falou, também, do Balcão Virtual do TRF1, que faz o atendimento virtual das partes. Criado com base em resolução do Conselho Nacional de Justiça, o serviço facilitou a vida do cidadão e de advogados. “O Balcão Virtual nada mais é que um link disponibilizado no site. O cidadão entra e é atendido de forma imediata pelo atendente. A experiência do usuário tem que ser simples. Ele tem que chegar no site, dar dois cliques, no máximo três e entrar no que ele quer. Essa facilidade a gente conseguiu construir”, relatou.

Segundo Leandro, por trás disso existe todo um trabalho de gestão e estatísticas. "A gente verifica quais as unidades que a gente tem hoje e estão realmente ativas, a quantidade de atendentes que estão fazendo atendimentos, quantos atendimentos estão sendo realizados por unidade, quantos não foram realizados, por dia, por semana e por mês. A gente consegue fazer uma gestão que gere métricas e com base nisso eu consigo implementar melhorias, inovações", explicou.

Por fim, falou da criação do chatbot, uma Assistente Virtual (AV) que responde às perguntas mais frequentes de maneira automatizada e às demandas simples e repetitivas que chegam diariamente ao suporte técnico de atendimento ao usuário.

Em seguida, o CEO da empresa Top 365, Hélio de Sá Moreira de Oliveira Filho. iniciou sua exposição enaltecendo o trabalho do diretor Leandro Vilar e do juiz federal em auxílio à Corregedoria Náiber Pontes de Almeida, que estão à frente desses projetos no TRF1, apoiados pela Administração do Tribunal.

“O TRF1 foi o primeiro Tribunal que a gente começou a entender a dinâmica de trabalho e eu fiquei bastante surpreso. Pouca gente tem noção do tamanho da inovação que vocês entregam. Acho que meu papel aqui também é levar para a sociedade iniciativas as que são muito impressionantes, mas tem pouca visibilidade, tanto as iniciativas, quanto os profissionais que participam dessas ações”, comentou.

Ele apresentou o site do TRF1 e onde ficam disponíveis os canais de atendimentos. Mostrou o acesso ao Balcão Virtual e as ferramentas como agendamento de atendimento, fila de atendimento, tempo de espera, além das informações disponíveis, como e-mail e telefone das seções judiciárias.

Hélio de Sá mostrou, ainda, as métricas de atendimentos do Balcão Virtual. “Esses números são impressionantes. É impressionante o que a tecnologia pode proporcionar e o seu impacto. O TRF1 excedeu mais de 50 mil solicitações. Desde que a ferramenta foi implementada já foram mais de 300 mil solicitações”, avaliou.

Congresso - A 5ª edição do Expojud acontece até esta quinta-feira, dia 7 de outubro de forma 100% online com o objetivo de consolidar a importância da educação tecnológica para o futuro das profissões jurídicas.

PG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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