Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/10/2021 08:50 - INSTITUCIONAL

Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região avalia execução da Estratégia 2021-2026

INSTITUCIONAL: Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região avalia execução da Estratégia 2021-2026

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, participou, nessa terça-feira, dia 5 de outubro, por meio de videoconferência, da 18ª Reunião de Análise da Estratégia, promovida pelo Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-JF1).

Na ocasião, a diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro, apresentou a pauta da reunião que, entre outros temas, abordou a avaliação da execução da Estratégia 2021-2026, até o momento.

Segundo explicou, para a execução da Estratégia 2021-2026 são consideradas três formas de cumprimento: por meio da inovação, desenvolvendo iniciativas estratégicas; da superação, cumprindo as metas estabelecidas ou ainda, por meio da transformação, aprimorando os processos de trabalho.

Nesse contexto, a diretora da Diple apresentou os dados da execução da Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região. Segundo Maria Carolina, com base nas iniciativas, o 1º Grau de jurisdição está com uma execução de 34%, enquanto o 2º Grau apresenta 54% de cumprimento. “Nós temos que chegar a 100% em dezembro de 2026, ainda estamos no primeiro ano e já apresentamos números avançados na execução da Estratégia 2021-2026”, explicou a diretora.

Em seguida, ela apresentou o ranking dos projetos mais estratégicos do Tribunal (aqueles que mais impactam na execução da estratégia): implantação do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe); Transformação Digital; Alei - Análise Legal Inteligente -; implantação da Estratégia de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (PrETI-JF1); IRDR- TRF1; Aprimora-Pro; Inova-TEC Nujur; Sistema Permanente de auxílio às Varas JEFs e TRs; implantação e difusão da Justiça Restaurativa no âmbito da JF1; Formação de Conciliadores Voluntários pelo SistCon; Quinta do Conciliador e Vocabulário Jurídico.

Aprimora-Pro - Além do Ranking, Maria Carolina apresentou também os projetos indicados pelas seccionais da 1ª Região com potencial de compartilhamento. Dentre esses projetos, a diretora destacou o novo projeto do Tribunal, o Aprimora-Pro. Ele tem o objetivo de selecionar processos críticos das unidades do Tribunal, que serão mapeados, registrados, avaliados e, por fim, gerenciados de acordo com seus riscos.

Segundo a diretora da Diple, algumas unidades do TRF1 já estão participando do projeto com os seguintes processos: Gestão de Riscos, Capacitação de Magistrados, Gestão de Iniciativas Estratégicas; Gestão de Processos de Trabalho; Atendimento na Ouvidoria e Correição Geral Ordinária. Além das unidades do TRF1, duas seccionais vinculadas à 1ª Região também estão participando do projeto: a Seção Judiciária da Bahia (SJBA) e a Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG).

O diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, fez uma avaliação do cumprimento das metas na 1ª Região a partir dos dados apresentados pela diretora. “Apesar de algumas metas estarem sendo cumpridas em quase sua totalidade, nós ainda temos obstáculos a vencer. Eu acredito que nós estamos no caminho certo, pois estamos enveredando para o aperfeiçoamento do nosso PJe e para a adoção de outras ferramentas que ajudarão no cumprimento total dessas metas”.

Também participaram da reunião do CGER: a corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Ângela Catão; a coordenadora do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon), desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas; o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região, Newton Pereira Ramos Neto (gestor de metas de primeiro grau); a diretora do foro da Seção Judiciária de Mato Grosso, juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques e a diretora do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações