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30/08/2021 09:15 - INSTITUCIONAL

Nujur/TRF1 divulga resultado de pesquisa sobre a plataforma de jurisprudência da Corte

INSTITUCIONAL: Nujur/TRF1 divulga resultado de pesquisa sobre a plataforma de jurisprudência da Corte

Com o intuito de avaliar a plataforma de jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o Núcleo de Jurisprudência (Nujur) realizou, entre os dias 29 de janeiro e 12 de fevereiro deste ano, pesquisa de satisfação dos usuários, para identificar os problemas e pontos críticos de insatisfação do público, a fim de atuar na proposição de melhorias.

Após a coleta de dados e fundamentação das conclusões, o Núcleo iniciou o projeto de modernização dos processos de trabalho e da base de pesquisa, para proporcionar o fortalecimento da relação institucional do TRF1 com a sociedade e contribuir para uma prestação jurisdicional mais segura e eficiente.

Clique aqui e confira a apresentação do projeto do novo sistema de jurisprudência, elaborado com base nos resultados da pesquisa e em discussões realizadas com unidades do TRF1.

Resultados da pesquisa - A consulta de satisfação do usuário contou com 192 participações. Dessas, 88% das pessoas responderam que utilizam a plataforma de pesquisa do Tribunal em busca das decisões da Corte. A partir desse percentual, o Nujur constatou que, no que se refere o acesso à ferramenta de busca de jurisprudência - que pode ser feito pelos portais do Tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF) -, 69,82% dos respondentes acessam por meio do portal do TRF1.

No que se refere aos pontos críticos da plataforma, 27,9% dos usuários relataram dificuldades relacionadas à indisponibilidade do inteiro teor; 25,42% apontaram erros no resultado de busca; 24,58% indicaram indisponibilidade da pesquisa e 9,22% relataram mensagem de erro devido ao excesso de usuários.

Com relação à aparência da plataforma, ao tempo de resposta da busca, à assertividade do resultado, à intuitividade do sistema e à confiabilidade da base, constatou-se que 63% dos respondentes estão poucos satisfeitos e/ou insatisfeitos.

A pesquisa avaliou, também, os pontos de melhorias no sistema de jurisprudência que podem contribuir para a satisfação dos usuários e que possam ser implementados futuramente pelo Tribunal. O recurso para disponibilizar o arquivo em PDF e/ou salvar o documento obteve 115 citações e foi o mais desejado pelos usuários, seguido pela pesquisa por sinônimos e plurais, com 86 citações, e a ordenação dor resultados por relevância, com 81 citações.

As principais referências quanto aos serviços de jurisprudência no Brasil, no âmbito público e privado, foi outro ponto verificado na consulta. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aparece em primeiro lugar, citado 62 vezes, seguido pelo TRF da 4ª Região, com 26, o JusBrasil, com 14, o Superior Tribunal Federal (STF), com 9, e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com 7 citações.

Pesquisa de Satisfação sobre Página de Jurisprudência - No âmbito de todo o Poder Judiciário, o CNJ também realiza, até o dia 30 de setembro, a Pesquisa de Satisfação sobre Página de Jurisprudência. A consulta tem o objetivo de apurar a percepção das pessoas que usam esses serviços de pesquisa nos sites dos tribunais, também identificando necessidades de melhoria.

A iniciativa dá continuidade ao levantamento realizado em fevereiro, que resultou na publicação do Relatório de Resultados do Diagnóstico dos Serviços de Jurisprudência no Poder Judiciário. O estudo compila dados de 89 tribunais e apresenta um panorama dos serviços jurisprudenciais em todo o País. E agora será complementado com os resultados da pesquisa, realizada até o fim do próximo mês.

Participe!

RF/LS, com informações do CNJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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