Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/08/2021 08:30 - INSTITUCIONAL

Mais de 50 agentes da Polícia Judicial da 1ª Região passam por capacitação e qualificação anual

INSTITUCIONAL: Mais de 50 agentes da Polícia Judicial da 1ª Região passam por capacitação e qualificação anual

Entre os dias 16 e 25 de agosto, o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap) realizou o Curso de Reciclagem Anual para Agentes da Polícia Judicial da Justiça Federal da 1ª Região (JF1), com o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais participantes, de modo a contribuir com o bom desempenho de suas atividades.

Com a participação de 52 servidores da área de Polícia Judicial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e das Seções e Subseções Judiciárias vinculadas, essa foi a primeira turma do treinamento no exercício de 2021.

A capacitação ocorreu na modalidade on-line, com aulas síncronas por meio da plataforma Teams, sob coordenação do diretor do Núcleo de Apoio ao Sistema de Inteligência (Nuint) do TRF1, Agnaldo Dias de Souza, e do supervisor da Seção de Inteligência de Segurança Orgânica (SEISO) da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), Epifânio Passos de Albuquerque.

Entre as abordagens trabalhadas no curso, estão: fundamentos teóricos para o tratamento de informação classificada; investigação e credenciamento de segurança e controle de acesso físico com enfoque na Instrução Normativa (IN-14-10 do TRF1).

Na oportunidade, Epifânio Albuquerque destacou que a qualificação anual ocorre em atendimento à Resolução CJF 704, de 27 de abril de 2021, que dispõe sobre o Programa de Reciclagem Anual de Segurança no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

Para Agnaldo Dias, a capacitação “oportuniza vários quesitos de relevância, entre os quais: o reencontro de servidores (integração e interação), mesmo que de forma on-line, e a motivação para intensos debates, discussões e reflexões sobre assuntos que permeiam o âmbito da segurança institucional”.

O diretor do Nuint afirmou, ainda, que o curso possibilita a realização de debates e troca de informações entre os atores da área e comemorou o reconhecimento do trabalho realizado por eles, por meio das alterações na especialidade do cargo (Resolução CNJ 344/2020), que passou de agente de segurança judiciária para agente da Polícia Judicial.

A experiência da capacitação foi elogiada pelos participantes, que destacaram a importância do curso para esclarecer dúvidas e debater sobre as variadas questões de¿Segurança Institucional do Poder Judiciário.

“É de extrema importância a realização de cursos de capacitação, pois eles nos ajudam a melhorar o nosso desempenho e a atualizar e ampliar os nossos conhecimentos de Polícia Judicial. A metodologia foi excelente e didática, e os instrutores têm alto conhecimento dos assuntos abordados”, disse o agente Josemir Melo Nogueira, da Central de Segurança, Vigilância e Transporte (Cevit) da Seção Judiciária do Acre (SJAC).

Outro participante foi o servidor Romerio Couto Miranda, da 3ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana/BA, que ressaltou a necessidade da qualificação, “ainda mais agora, com o advento da criação do cargo de Agente de Polícia Judicial Federal (APJF), pois a preparação para exercer esse novo cargo tem as suas peculiaridades que precisam ser estudadas, aprendidas e aperfeiçoadas pela categoria. O curso de reciclagem anual dos agentes é obrigatório, há uma determinação legal, mas, independentemente da obrigatoriedade, no presente momento, ele é necessário. Muitas mudanças ocorreram e estão ocorrendo num curto espaço de tempo e o curso nos atualiza para enfrentar esses novos desafios”, afirmou.

Já o agente Paulo Alberto Rezende, lotado na Divisão de Segurança e Serviços Gerais (Diseg) do TRF1, fez questão de elogiar a Administração do Tribunal pela capacitação.“É de suma importância deixar registrado os nossos sinceros agradecimentos às nossas autoridades do TRF1 e de toda Justiça Federal, na pessoa do nosso presidente, desembargador federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes; aos dirigentes da corte; à equipe do Cedap; aos instrutores e aos colaboradores da vigilância, bem como aos demais colegas agentes de Polícia Judicial que não mediram esforços no sentido de realizar este excelente curso de formação e reciclagem dos policiais judiciais da 1ª Região”.

O curso terá mais cinco turmas, com encontros marcados¿entres os meses de setembro e novembro deste ano.

SR

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações